A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) estará acompanhando e apoiando durante todo o final de semana o trabalho da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil no sentido de garantir a tranquilidade e a ordem necessárias para as Eleições 2012.
Especialmente no domingo, dia 7, o secretário João Eloy de Menezes, e o adjunto, João Batista, estarão monitorando o andamento das forças de segurança do Estado e em contato permanente com gestores da PM, PC e CB nos 75 municípios.
“Participamos desde o início do trabalho e não será diferente até o final da contagem dos votos. Vamos verificar de perto o andamento das Eleições ao lado do coronel Maurício Iunes [comandante da PM], da delegada Katarina Feitoza [superintendente da PC], e do coronel Nailson Santos [comandante do CB], cuja tropa, de bombeiros, também fortalece neste ano a presença da SSP nos locais de votação”, explica Eloy.
Desde a noite da sexta-feira, dia 5, equipes extra da Polícia Civil já reforçam os plantões nas Regionais de Itabaiana, Propriá, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Maruim, das 20h às 8h do dia seguinte – rotina que se repetirá até a segunda-feira. Já no domingo, todas as delegacias na capital e interior terão equipes de protidão para atendimento ao público, realização de flagrantes e capturas, além do registro de ocorrências. Serão mais de 500 agentes, escrivães e delegados mobilizados.
No sábado pela manhã, a Polícia Militar realiza o embarque dos praças e oficiais para os locais de serviço para o qual foram escalados. O deslocamento do efetivo será realizado no período compreendido entre as 5h e as 9h da manhã, a partir do CFAP. Durante o pleito eleitoral, serão empregados 2.886 policiais militares, distribuídos nos 1.049 pontos de votação nos 75 municípios sergipanos.
Um efetivo de 728 militares estará fazendo a segurança de sete zonas eleitorais em Aracaju e nos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga e Salgado. Já nos municípios do interior, são 1.786 militares para fazer a segurança de 728 locais de votação. Além dos policiais militares, 150 integrantes do Corpo de Bombeiros irão trabalhar nas eleições.
“Foram três meses de planejamento e preparação e para que os eleitores tenham garantido o direito do livre sufrágio, e também para que os candidados se sintam num ambiente de disputa saudável e aqueles que vão atuar no pleito possam se dedicar em segurança às suas tarefas”, reforça João Eloy.
O secretário ainda lembra que as companhias especializadas da Policia Militar também estarão fazendo a segurança da população durante o processo eleitoral, assim como fizeram nas semanas que o antecedeu. No mínimo dois policiais estarão nos locais de votação para garantir um pleito tranquilo. No interior, em cada Batalhão, serão destacados 17 homens da Companhia de Choque, alé do reforço de militares do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que fará patrulha com uma aeronave.
As assessorias de comunicação da SSP [79.3216.5457, 79.8824.1582, 79.8853.5636 e 79.8824.1582] e da Polícia Militar [79.3213.0023] também estarão de prontidão, atendendo à imprensa e divulgando informações.