Policiais do Complexo de Operações Policiais Especiais conseguiram prender na noite desta terça-feira, 11 de setembro, o foragido da Justiça alagoana José Daniel Monteiro Cavalcante, 26 anos de idade. O jovem é acusado de ter assassinado um empresário e ferido outras pessoas dentro de uma loja de roupas do município de Penedo, crime registrado no ano de 2009.
De acordo com as informações policiais, a prisão de José Daniel aconteceu graças a uma denuncia anônima informando de que um jovem estaria agredindo fisicamente uma mulher no bairro Santa Maria, em Aracaju. Ao se dirigir ao local e solicitar documento de identificação, o acusado declarou que não tinha, chamando a atenção da polícia.
Pouco tempo depois, os policiais encontraram a carteira com os documentos de Daniel que recebeu voz de prisão e foi levado ao Complexo de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil. Lá, foi descoberto que o jovem era foragido do Presídio Desembargador Luiz Oliveira Souza (PDLOS), localizado na cidade de Arapiraca, Agreste Alagoano.
A Polícia Civil lotada na Delegacia Regional de Penedo está sendo aguardada em Aracaju para fazer a remoção do acusado. De acordo com o chefe de operações policiais, Carlos Welber, o juiz titular da 4ª Vara Criminal, o magistrado Antônio Barros da Silva Lima, já renovou o mandado de prisão expedido em desfavor do jovem que a partir de agora aguardará pelo julgamento atrás das grades.
A fuga
Daniel Monteiro fugiu do Presídio Desembargador Luiz Oliveira Souza (PDLOS), na companhia de mais nove presos no dia 10 de maio de 2011. Ele havia sido transferido da delegacia ribeirinha durante o esvaziamento do xadrez para realização dos serviços de reforma. Na ocasião, a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) informou à imprensa que os reeducandos serraram as grades das celas e escaparam pela porta da frente do complexo prisional.
Todos os fugitivos estavam em quatro celas do módulo 3 do PDLOS. Depois de conseguir serrar as grades de duas celas e quebrar os cadeados de outras duas, os detentos conseguiram chegar até o corredor principal que dá acesso à porta de saída do presídio, único local que não possui nenhum tipo de monitoramento eletrônico.
Ainda segundo as informações repassadas pela Igesp, no momento da fuga, dez agentes penitenciários estavam de plantão, no entanto, nenhum deles se encontrava no corredor principal do presídio, fato esse que facilitou a fuga dos reeducandos. O jovem também já tinha fugido da Delegacia Regional de Penedo, mas foi recapturado seis meses depois.
O crime
Daniel Monteiro é acusado de matar empresário em Penedo no início da noite do dia 15 dezembro de 2009. Naquela data, ele invadiu a loja em que sua ex-esposa trabalhava e começou a efetuar disparos com arma de fogo no interior do estabelecimento comercial. A loja era de propriedade da cunhada de Daniel, Marinalda Santos Vieira, 33 anos, e de seu esposo, Odeir Gomes da Silva, 46, que foi atingido por um disparo e morreu no local. Marinalda, que também foi baleada, foi socorrida e encaminhada de imediato para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, onde conseguiu escapar do atentado.
A ex-esposa de Daniel registrou entrada na Unidade de Emergência Antonio de Jesus, em Penedo, onde foi submetida a uma cirurgia de urgência e conseguiu sobreviver. Já Daniel Monteiro foi rendido por seguranças de uma empresa que realiza rondas diárias pelo comércio de Penedo, no momento do crime.
SE Notícias com Portal Aqui Acontece