Neste domingo de Carnaval (03), as históricas ruas de São Cristóvão receberam centenas de foliões e bonecos gigantes no ritmo do frevo. A festa realizada pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact),preserva a tradição dos bloquinhos de rua, com seus brincantes e personalidades que fizeram história.
Dona Zil a grande homenageada da folia este ano, acompanhou o bloco que leva o seu nome. “Estou muito feliz com todas as homenagens prestadas a mim. O Carnaval de São Cristóvão é uma festa muito bonita onde as pessoas brincam sem confusão, e com as famílias presentes”, falou.
Outra figura importante para a tradição e cultura local é mestre Jorge que há setenta e quatro anos participa dos carnavais da cidade. “Fico muito emocionado com todo o reconhecimento da minha história e da minha contribuição para a cultura. São setenta e quatro carnavais em São Cristóvão e a vontade de viver mais alguns ainda é grande, observou.
O presidente da Fundact, Gaspeu Fontes celebrou o sucesso da realização dos festejos momesco na cidade. “Tudo está funcionando bem, com muita tranquilidade, já podemos dizer que é um sucesso. É um carnaval que relembra os antigos carnavais, é o povo na rua festejando.”
Domingo de Carnaval
O domingo de carnaval já começou agitado em São Cristóvão com o bloco Morde Fronha, que levou centenas de pessoas pelas ruas do Centro Histórico. Logo depois foi a vez do Bloco do Fasc, que saiu pelo primeiro ano e arrastou os fãs do Festival de Artes.
“São Cristóvão hoje é a cidade do estado que melhor faz festa e sempre tem uma programação que nos surpreende. O bloco do Fasc é uma forma de amenizar a expectativa para o festival deste ano, falou Tarcísio Dantas, estudante da cidade de Maruim.
Em seguida o bloco em homenagem a Dona Zil, passou levando muita história e tradição. “Aqui é uma cidade linda e que em fica ainda fica mais bela. Juntamente com os amigos escolhemos o carnaval daqui pela tranquilidade, São Cristóvão tem feito boas festas e atraído um bom público”, pontuou Tereza Sandy.
Palco
Depois dos blocos, os foliões ainda puderam curtir os shows na Praça Carnavalesca Dona Zil (Praça da Matriz) do Grupo Percussivo Burundanga e Afro reggae Oxalufã. Já o público do conjuto Eduardo gomes puderam curtir no Palco Mestre Jorge o grupo Afoxé di Preto e Banda Trakinagem.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ascom/PMSC