Da Agência futebol Interior
– Nem mesmo a estreia do técnico Péricles Chamusca foi capaz de reverter a falta de vitórias do Coritiba nesta quarta-feira. O time paranaense não resistiu ao Flamengo e foi derrotado por 2 a 0, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca não vencia o rival no estádio há 15 anos.
Ao encerrar o jejum, com gols de André Santos e Wallace, o Flamengo respirou na tabela e chegou aos 33 pontos, mais distante da zona de rebaixamento. O Coritiba, por sua vez, estacionou nos 31 e ainda segue ameaçado pela zona da degola, mesmo depois da chegada do novo treinador.
“Fiquei sabendo da quebra da escrita, mas o que me deixa muito feliz é a postura da equipe. Nosso jogo está começando a fluir e os jogadores, mais uma vez, corresponderam com muita luta. Foi bom ganhar duas em sequência, pois subimos na tabela, o que nos dá tranquilidade”, disse o treinador Jayme de Almeida.
O jogo
Abalado pelos últimos resultados, o Coritiba não conseguiu reagir nesta quarta e manteve as mesmas falhas de marcação na frente e no meio-campo, sobrecarregando a defesa. Já o Flamengo tocava a bola com calma e fazia poucas investidas ao ataque, mas mantinha o controle do jogo.
Aos 12, Paulinho deu um perigoso chute e exigiu uma boa defesa de Vanderlei. Aos 20, o time da casa deu o troco, em bola que Robinho cabeceou para fora mesmo com Paulo Victor batido no lance.
Os cariocas exploravam bastante o lado direito do Coritiba e, aos 46 minutos, João Paulo avançou pela esquerda e lançou André Santos, que girou sobre a zaga e tocou no canto esquerdo de Vanderlei.
As duas equipes voltaram iguais para a segunda etapa, mas foi o Flamengo quem surpreendeu aos quatro minutos, quando Carlos Eduardo cobrou falta pela esquerda, a zaga rebateu e Chicão cruzou para o centro da área que encontrou Wallace livre para cabecear e ampliar o placar.
O gol deixou o Coritiba instável e, aos 37 minutos, o volante Germano, que já estava com um cartão amarelo, foi expulso de campo após um carrinho violento. O time da casa não se acertava em campo e as entradas de Maykon no ataque e Emerson no meio-campo pouco adiantaram.
Com um jogador a mais, o Flamengo apenas administrou o resultado e segurou o placar até o apito final. Depois do fim da partida, o meia Alex não soube explicar a decadência da equipe e o fraco futebol apresentado no Couto Pereira. “Não tem explicação, tem que seguir nosso trabalho, tem jogo, domingo, tem jogo na quarta”, reclamou.
Próximos jogos
Na próxima rodada, o Flamengo vai fazer o clássico com o Vasco, domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o Coritiba fará o duelo tradicional com o Atlético Paranaense, no mesmo dia, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba.
Outros resultados
O Goiás, que perdeu, queimou gordura, porque tem 33 pontos, em 12.º lugar. Seguido pelo Bahia, com 32, em 13.º, e pela Portuguesa, com 31 pontos, em 14.º. O Coritiba é o 15.º, com 31, e o São Paulo é o 16.º, com 27 pontos, perto da zona de rebaixamento.
Três times da zona do rebaixamento já atuaram. O lanterna Náutico, com 17 pontos, venceu a Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas, terça-feira. A Macaca é penúltima colocada, com 22 pontos.
O Criciúma, em 17.º já tinha antecipado seu jogo com o Atlético Mineiro, no empate, por 1 a 1.
Só o Vasco da Gama, com 25 pontos, em 18.º lugar, pode deixar a zona de queda após esta rodada, desde que vença o Internacional. Daí vai empurrar para baixo o São Paulo.