Idealizado pela fisioterapeuta Guacira de Almeida, o projeto quarentena solidária busca ajudar pessoas que sofreram algum tipo de acidente e que tiveram o tratamento interrompido devido ao isolamento social causado pelo novo coronavírus.
De forma on-line e através de uma vídeo chamada realizada pelo whastApp, a fisioterapeuta entende qual é a necessidade do paciente e prescreve exercícios para que sejam realizados em casa. Guacira cita como exemplo uma pessoa que estava com o pé imobilizado por conta de uma entorse, e que precisou tirar a bota de mobilização.
“Este paciente que ficou impossibilitado de retornar ao médico para a reavaliação e de adquirir uma requisição para o tratamento fisioterapêutico foi atendido através do nosso projeto, e no início apresentou medo em pisar novamente os pés no chão. Gradivamente, o paciente demonstrou melhoras significativas ”, conta.
O trabalho realizado de forma solidária consiste em orientar o paciente, sempre acompanhando o grau de evolução.” Temos como resultado um paciente reabilitado durante a quarentena. Caso ele não tivesse esta orientação, poderia apresentar sequela maior ao final do isolamento social, tendo que passar por um tratamento a longo prazo devido a mobilização e ao medo que estava de andar”, ressalta.
Além de atender pacientes que tiveram o tratamento fisioterapêutico interrompido, o projeto também é voltado para as pessoas que estão trabalhando de forma remota no modelo home office, que muitas vezes não tem o cuidado de sentar de forma correta em uma cadeira ergonômica, que preferem trabalhar no sofá ou até mesmo na cama, o que pode gerar graves consequências após este período.
Vídeos e imagens de como devem ser realizados os exercícios físicos e respiratórios de rotina são enviados para cada paciente e de acordo com a necessidade apresentada.
Por Yslla Vanessa/ Redação SE Notícias
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook