Por meio de ofício enviado ao governador Jackson Barreto, o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 agradeceu a estrutura de treinamento que foi disponibilizada à delegação grega durante a participação dos atletas no evento.
Sergipe foi sede da seleção grega e o estádio Lourival Batista (Batistão), o palco dos treinos do grupo. O texto encaminhado ao governador, ressalta o esforço do Estado para colaborar com a realização do evento esportivo e os benefícios do Mundial.
“É com grande satisfação que respeitosamente agradecemos a participação na Competição com Centro de Treinamento de Seleção.Esperamos que após a partida da equipe, tenham ficado muito mais que lembranças positivas, benefícios diretos e indiretos com exposição do local na imprensa mundial, momentos únicos e a experiência de ter desempenhado um importante papel na organização do evento. Esperamos que os locais utilizados possam dar continuidade na utilização do equipamento esportivo para formação de novos atletas, realização de partidas oficiais, amistosos e eventos e com isso impulsionem o desenvolvimento do esporte no País”.
Batistão
Com o melhor gramado dos Centros de Treinamento do Brasil, segundo a FIFA, o Batistão será entregue oficialmente à população em outubro, como uma moderna praça de esportes. A reforma e ampliação do estádio foram realizadas pelo governo estadual, em parceria com o governo Federal. Orçada em R$ 16 milhões, sendo R$ 1,6 milhão do governo do Estado e o restante do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, a obra envolveu duas etapas: a primeira consiste em intervenções na estrutura física do estádio, recuperando-o e modernizando-o com ampliação de três novos degraus de arquibancada, com instalação de alambrado de vidro, colocação de cadeiras, novo gramado com nova drenagem e irrigação.
A segunda etapa da reforma envolveu a parte luminotécnica, que consistiu na substituição de toda a iluminação do campo, além da implantação de uma iluminação criativa, instalada em toda a parte externa da arena esportiva.
Com a reforma, o estádio Lourival Baptista passa a ter capacidade para 14.500 pessoas. A arena será dotada de instalação de alambrado de vidro, construção de dois pórticos na Rua Cedro; construção de cinco bancos reserva semi-enterrados (jogadores, imprensa e Polícia Militar); novo estacionamento com 57 vagas para carros e 56 vagas para motos; dois vestiários para juízes (masculino e feminino); um túnel de acesso ao gramado através dos vestiários e duas casas de lixo e iluminação do novo estacionamento. A acessibilidade também foi pensada. Houve instalação de piso e mapa tátil, construção de dois banheiros para portadores de necessidades especiais, construção de três rampas para deficientes nos acessos das arquibancadas e cadeira.
Centro de Mídia
Durante a estadia da seleção grega em Sergipe, o Ginásio Constâncio Vieira abrigou o Centro de Mídia (CM). Transformar o Constâncio Vieira no Centro de Mídia fez parte do acordo entre o Governo do Estado, através das Secretarias de Turismo (Setur), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), para abrigar a Seleção da Grécia durante o período de treinamento para a Copa do Mundo. No local, foram disponibilizados computadores, acesso à internet e sala de entrevistas.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe