O governador Marcelo Déda definiu com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em reunião nesta quinta, 8, em Brasília, a implantação do programa Água para Todos em Sergipe. “A proposta do ministro é oferecer soluções que disponibilizem água tratada à população das regiões remotas do semiárido nordestino”, resumiu o governador.
Numa prolongada reunião de trabalho, assessorados por suas equipes, ambos definiram que, já na próxima semana, desta vez em Aracaju, um novo encontro detalhará o programa. De acordo com o ministro, Sergipe será o primeiro estado onde o programa será implementado. A iniciativa prevê contrapartidas do Governo de Sergipe.
Água com qualidade
Em síntese, de acordo com Déda, a proposta pretende “requalificar o programa de carros-pipas, que deixa de ser uma ação emergencial e passa a integrar um programa amplo de oferta de água tratada à comunidade do semiárido”. Com isto, a intenção primeira é “melhorar a qualidade da água entregue”.
O Água para Todos objetiva mudar o sistema de distribuição, além de qualificar o processo de captação, de tratamento e de entrega de água. “Não apenas no período da seca, ou da chamada emergência, mas nos doze meses do ano”, detalhou o governador.
O programa vai promover o mapeamento intenso do semiárido de Sergipe junto a “uma série de investimentos dos governos federal e estadual”. Durante a reunião, onde técnicos do ministério expuseram a proposta, o governador e sua equipe apresentaram questionamentos, dúvidas e sugestões à iniciativa.
Defesa Civil elogiada
Com o governador, Bezerra discutiu a primeira liberação de um convênio de R$ 16 milhões celebrado no final de 2011 abrangido pelo Água para Todos. De acordo com o Déda, um plano de trabalho prevê a imediata aplicação de R$ 4 milhões na perfuração de poços e na implementação de sistemas simplificados de distribuição de água para comunidades e povoados sergipanos.
O ministro anunciou ainda sua disposição em reequipar a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), viabilizando a compra de novos equipamentos para perfuração de poços. Durante a reunião, técnicos da Integração Nacional elogiaram a Defesa Civil do estado, considerada uma das mais organizadas do Nordeste.
Acompanharam o governador Eliane Aquino, secretário de Inclusão Social, José Sobral, secretário de Agricultura, Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, Coronel Erivaldo Mendes, coordenador da Defesa Civil, e Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília.
Agência Sergipe de Notícias