“Juntos conseguimos atingir mais objetivos e chegar mais longe”, destacou a coordenadora estadual da Polícia Comunitária, tenente-coronel Araci, durante a posse de 20 Conselhos de Segurança Comunitária. O evento, organizado pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe (Feconseg), ocorreu na tarde desta quinta-feira, 22, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).
De acordo com o presidente da Feconseg, Ailton Figueirôa, os conselhos de segurança são escolhidos pela comunidade e atuam de forma preventiva. “Nosso trabalho é voluntário, havendo um mandato de dois anos. O que fazemos? Por exemplo, se há uma praça mal iluminada, existe um problema de segurança, pois se ela está mal iluminada quem a utiliza? Apenas pessoas que não querem o bem da comunidade. Logo, o conselho de segurança solicita a iluminação e a resgata para o povo”, explicou.
Um dos presidentes empossados nesta tarde, Marcos da Silva Santos, relatou que o conselho tem como objetivo a prevenção na segurança pública, interagindo com a sociedade e com a polícia militar, levando a segurança através de palestras. “Participo da Federação há muitos anos e vejo o conselho como uma ‘ponte’ entre a polícia militar e a sociedade. Nosso papel é levar segurança no sentido de educação, com palestras em escolas, inclusive referente as drogas”, informou o presidente do Conselho Comunitário, do Conjunto Eduardo Gomes.
Para o delegado geral da Polícia Civil, Everton Santos, que esteve presente na solenidade, os conselhos de segurança prestam o primeiro atendimento a comunidade e são a ligação entre a sociedade e a Secretaria de Segurança. “Esses conselhos sabem o que a comunidade necessita e levam até a polícia os problemas. Eles têm um papel primordial, pois os integrantes fazem parte daquela localidade e repassam as informações para que nós da polícia possamos cumprir nossas tarefas, levando a paz para a comunidade”, enfatizou.
Durante o evento, foram empossados os presidentes dos Conselhos de Segurança Comunitária das cidades de Propriá, Simão Dias, Barra dos Coqueiros, Areia Branca, Riachão do Dantas, Estância e dos bairros Eduardo Gomes, Rosa Elze, Marcos Freire, Albano Franco, Soledade, Cidade Nova, Farolândia, Bugiu, Jabotiana, Pereira Lobo, São Conrado, Centro, Porto Dantas e Coroa do Meio. Ainda de acordo com o presidente da Feconseg, ao todo, existem no Estado 72 conselhos comunitários.
Segundo a tenente-coronel Araci, a interação da comunidade com os conselhos auxiliam a polícia no combate aos problemas de segurança. “Esse trabalho dos conselhos, de falar sobre segurança pública nas comunidades gera uma boa parceria, pois não conseguimos estar presentes em todos os lugares ao mesmo tempo e com o apoio da sociedade conseguimos ser mais eficientes”, concluiu.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Informações da SSP/SE