Aconteceu nessa sexta-feira (31), no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um ciclo de palestras promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES). O evento contou com o apoio da Estratégia Consultoria e do escritório de advocacia Teles Cavalcante Barreto e teve como objetivo esclarecer e passar dicas importantes para as gestões municipais não perderem os recursos do Governo Federal destinados à área da Educação.
O encontro teve como tema principal “Os Desafios da Educação” e foi aberto pelo presidente da FAMES, Marcos José Barreto, que falou sobre o empenho da Federação em estar divulgando importantes iniciativas que instruam de forma direta e organizada as gestões municipais. “Estamos falando de recursos federais que não podem ser perdidos ou deixados de lado. Essas palestras compõe o trabalho que estamos fazendo desde o começo do ano, onde outros eventos, com o mesmo intuito, foram feitos para as prefeituras sergipanas”, destacou.
A programação contou com as palestras de profissionais envolvidos na sistemática do Plano Nacional de Educação (FNDE), entre eles o vice-presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) de Sergipe, o professor Humberto Gonzaga; o advogado e consultor, Jorge Teles; e Marcelo Beltrão, que é secretário de Educação do município alagoano de Marechal Deodoro e tem bastante conhecimento de causa na área.
Durante o evento foram dadas dicas de como ficar atualizado com o sistema do virtual do FNDE e também orientações para que as Prefeituras não percam os prazos, que podem comprometer seriamente o repasse de recursos federais. Marcelo Beltrão, que já foi prefeito, afirmou que é necessário um diálogo aberto e direto com a classe do magistério para que os investimentos surtam efeito. “É preciso sentar, ver os números, para que possamos chegar sempre a um acordo onde todos os lados saiam ganhando, principalmente a população”, destacou.
O evento também contou com a presença do deputado federal, André Moura (PSC), que adiantou que o Governo Federal está liberando recursos de R$4 bilhões para serem investidos na Educação. O líder do governo no Congresso disse ainda que, para facilitar o repasse para os municípios sergipanos, estará trazendo a diretoria do FNDE. “Essa vinda do presidente e sua equipe facilitará a situação dos prefeitos sergipanos, porque eles não precisarão ir para Brasília, algo que será de extrema importância para que parte desses recursos seja, realmente, aplicada em Sergipe”, esclareceu, já deixando o convite do encontro para o início de maio.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Assessoria de Imprensa