Nesta próxima terça-feira, 15, terá início a XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o maior evento municipalista brasileiro, seguindo até o dia 17. O lançamento da mobilização que se tornou referência mundial de força municipalista, também conhecida como Marcha dos Prefeitos, acontece hoje. Representando Sergipe, marcarão presença na mobilização a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e a Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (AMURCES). Na oportunidade, serão discutidos temas comuns às mais de cinco mil cidades do país, com o objetivo de levantar soluções para as desigualdades e injustiças do sistema federativo.
Um dos argumentos que leva os gestores a empreenderem mais uma edição da Marcha é o preocupante aumento das demandas da população e o desequilíbrio das relações federativas, que está levando o país ao estrangulamento das políticas públicas. Para o prefeito de Estância e presidente da FAMES, Ivan Leite, que estará presente, a mobilização será uma oportunidade de construir um Brasil melhor em muitos aspectos. “A cada dia que passa a situação só se agrava em todos os setores: saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, entre outros. As competências para atender tais necessidades são repassadas aos municípios, mas os recursos continuam concentrados na esfera federal, e a maioria das prefeituras não têm suporte para arcar com essas carências”, destaca.
O credenciamento de acesso ao evento começa hoje, a partir das 14h, no local da mobilização – Royal Tulip Brasília Alvorada no SHTM – Trecho 1, Conjunto B, Bloco C. Pela primeira vez ao longo dos 15 anos de existência da mobilização, a Câmara dos Deputados terá uma sessão transformada em Comissão Geral. Com a iniciativa, prefeitos e líderes municipalistas de todo o país poderão se manifestar da tribuna do Plenário da Câmara e fazer um relato do atual cenário enfrentado pela grande maioria dos Municípios. Entre as várias atividades previstas na programação do evento, haverá lançamento de publicações da CNM, solenidade de entrega do Prêmio Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) e Mesa de debates com o Governo Federal.
“Uma das reivindicações, inclusive de todos os outros prefeitos, é a distribuição de forma mais igualitária dos recursos provenientes do petróleo no país, os royalties. Nesse ponto avançamos consideravelmente, pois conseguimos chegar a uma proposta que está tramitando, mas já deveria ter sido votado. Vamos lutar pela votação e pelo cumprimento do compromisso assumido. Debates sobre o enfrentamento ao crack, impacto da criação de pisos salariais e o endividamento previdenciário também são serão fundamentais, pois têm nos preocupado bastante na gestão dos municípios”, explica Antônio da Fonseca Dórea (Toinho de Dorinha), prefeito de Poço Verde e presidente da AMURCES.
Para a 15ª edição da Marcha são esperadas aproximadamente cinco mil pessoas. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e uma comitiva de ministros do governo, parlamentares e representantes do Judiciário, entre outras autoridades, estarão presentes na abertura do evento. A participação de todos os representantes municipalistas sergipanos é de extrema importância para que a finalidade da Marcha seja alcançada. “É a nossa persistência que poderá transformar a realidade que vivenciamos. Essa mobilização representa uma vitória para a população, com melhorias significativas, e por isso precisamos romper os entraves das relações federativas que têm refletido tanto nas atividades da gestão municipal”, ressalta Toinho de Dorinha.