A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), localizada no município de Laranjeiras (SE), deverá apresentar à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) um plano de fechamento para prevenir possíveis impactos ambientais. O plano deve ser apresentado até o início do mês de agosto, já que o fechamento está previsto para outubro.
A Fafen foi alvo de fiscalização na manhã desta quarta-feira (18) por técnicos da Adema, que avaliaram se os níveis de poluentes emitidos pela unidade estão dentro do permitido.
Um reunião foi agendada para o próximo dia 24, para discutir os procedimentos técnicos de encerramento das atividades da fábrica.
Entenda o caso
No dia 19 de março de 2018 o presidente da Petrobras, Pedro Parente comunicou ao então governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), o fechamento, ainda neste ano, da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-SE).
Na ocasião, a assessoria de comunicação da Petrobras disse que a empresa já havia anunciado em setembro de 2016 que sairia do setor de fertilizantes. A fábrica deixará de produzir, mas terá todos os seus equipamentos serão mantidos e conservados. A companhia alega que em 2017, a unidade apresentou um resultado negativo de cerca de R$ 600 milhões.
Com informações do G1 Sergipe