Nesta semana, o deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE) participou de uma audiência com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, acompanhando o governador em exercício, Jackson Barreto. O foco do encontro foi discutir a disponibilidade de rede e a qualidade do serviço de telefonia móvel no Estado de Sergipe. O acerto foi um mapeamento da cobertura, feito pelo Estado, e a busca por uma solução, em parceria com as operadoras e a Anatel.
Jackson e Fábio listaram os locais que não têm rede, entre eles os povoados Colônia 13, Brasília e Crioulo, em Lagarto, o município Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo, entre outros. Eles lembraram que Colônia 13 conta com 20 mil habitantes e Poço Redondo oito mil. “Nosso desenvolvimento econômico é afetado pela falta de comunicação. Sem contar que, em casos de emergência, a situação é drástica”, disse o parlamentar.
De acordo com o presidente da Anatel, a obrigação do órgão é oferecer, até junho de 2014, telefone e banda larga para todos os sergipanos. Contudo, não há promessas de rede de telefonia móvel.
A dificuldade em obter sinal na região metropolitana também foi colocada em questão. “Como se discute aumento na oferta sem discutir a qualidade?”, questionou Fábio Reis. O deputado sugeriu que o presidente interrompa a venda de novas linhas até que haja uma melhora na qualidade do serviço ofertado. “Por que continuar vendendo se não tem rede, se ninguém consegue se comunicar direito?”, contestou.
Também participaram da reunião o deputado estadual João Daniel, os secretários da Fazenda, Jeferson Passos, do Planejamento, José Macedo Sobral e o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo.
Da Assessoria de Imprensa