Nesta quinta, 12, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Antônio Sérgio Ferrari Vargas, assina Termo de Cooperação com empresas do mercado imobiliário para expansão do sistema de esgotamento sanitário na Barra dos Coqueiros. A parceria será oficialmente celebrada no auditório central da Deso, às 10 horas, com a presença da Diretoria Executiva e de construtoras.
O acordo entre a Deso e as empresas privadas representa uma iniciativa inédita em Sergipe que viabiliza a implantação de um sistema de esgotamento coletivo nas áreas em expansão da Barra dos Coqueiros. A parceria vai garantir que os novos empreendimentos residenciais sejam construídos já com acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, em atendimento às normas de preservação do meio ambiente.
Em vez de sistemas isolados de esgoto, as construtoras deverão implantar uma rede coletiva ligada adequadamente a uma Estação de Tratamento. O projeto e execução das obras ficarão sob responsabilidade das construtoras que atuam no mercado da Barra, enquanto a operação e manutenção serão realizadas pela Deso.
Hoje, a Barra dos Coqueiros conta com sistema completo de esgotamento sanitário implantado pelo Governo do Estado com recursos superiores a R$ 15 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I). A rede de esgoto atende 4.5 mil ligações domiciliares e beneficia, aproximadamente, 16 mil pessoas. Com a iniciativa, será possível expandir esta capacidade atendendo aos novos empreendimentos em áreas de crescimento que não integram o projeto iniciado pelo Estado.
Da ASCOM/DESO