As eleições 2012 em Sergipe correm em clima de absoluta tensão. E na cidade de Riachão do Dantas, a 90 km de Aracaju, um veiculo ocupado pelo ex-prefeito da cidade, Laelson Menezes, foi atacado na noite desta sexta-feira, 5. Laelson, que apóia a candidatura de seu sobrinho Ruy Vieira (PSC), teve o para-brisa do carro quebrado, uma L200 com placa policial NVM-1935, e já prestou queixa na delegacia regional, na cidade de Lagarto, já que o ataque foi realizado por desconhecidos que ocupavam uma motocicleta e que se evadiram do local após o atentado. A prática violenta aconteceu entre os povoados Laje Grande e Volta, zona rural do município.
“Não posso precisar o que eles utilizaram no ataque, mas depois de um estouro forte, o para-brisa próximo a coluna do lado do passageiro, aonde eu estava, ficou totalmente trincado. Graças a Deus não aconteceu nada de mais grave. Mas isso é um absurdo que não pode ficar impune”, disse Laelson. Logo após o ocorrido, apoiadores do atual prefeito e candidato a reeleição, Ivan Macedo, perseguiram o veiculo de Laelson a borde de uma D20 de placa policial JMS 1575, até o ex-prefeito conseguir estacionar em frente a uma residência no local, impedindo que as ameaças e perseguições continuassem.
O clima violento na cidade aumentou sensivelmente após a divulgação de pesquisas que apontam a vitória de Ruy Vieira nas eleições do próximo domingo. “Nós sempre respeitamos os nossos adversários e o povo de Riachão. Mas a atual gestão, além de problemas administrativos, tem a prática de incentivar a violência entre seus apoiadores. Agora, algo como esse atentado, ocorrido por volta das 7 da noite, demonstra que é preciso uma atenção especial da Justiça Eleitoral em nossa cidade para não acontecer uma tragédia”, frisou Laelson.
Diante do ocorrido, Laelson Menezes procurou as autoridades policiais e agora aguarda a conclusão das investigações. “Não temo pela minha vida, afinal Deus demonstrou que está no comando, protegendo os nossos amigos e apoiadores. E seguirei conversando com as pessoas de Riachão, demonstrando o que é melhor para a nossa cidade. Agora, tenho muito receio que esse clima de violência leve intranqüilidade as famílias de Riachão. E, para defender essas pessoas, não me calarei de maneira alguma”, encerrou Laelson Menezes.
Investigação
De posse do depoimento de Laelson Menezes, e tendo feito uma avaliação preliminar no veículo, o delegado Eurico Souza Nascimento, preferiu não dar nenhuma declaração à imprensa até apurar detalhadamente o caso. No caso do atentado ficar inteiramente comprovado, o inquérito policial deve seguir para a Justiça.