Na manhã desta quinta-feira, 30, a ex-prefeita de São Cristóvão, Rivanda Farias, concedeu entrevista ao jornalista Gilmar Carvalho no Programa Impacto da FM Jornal, onde usou o microfone da emissora para dizer que após investigação da Polícia Federal sobre o seu possível envolvimento no escândalo da merenda escolar, está inocentada.
Entenda o caso
O caso aconteceu no ano de 2015, quando o apresentador do Programa Conexão Repórter, do SBT, Roberto Cabine, esteve em Sergipe para realizar uma investigação jornalística das denúncias. A reportagem teve como nome “Senhores da Fome”, e mostrou o suposto esquema de empresários acusados de manipularem a licitação da merenda escolar do município de São Cristóvão, que de acordo com Roberto Cabrine, super faturavam os preços das licitações.
Após exibição da reportagem em rede nacional, a licitação da merenda escolar foi suspensa. Em menos de 24h, com a reportagem e manchetes em diversos jornais do estado, a ex-prefeita renunciou ao cargo. Para ela, a renúncia foi uma forma de dar celeridade ao processo judicial.
Após 5 anos decorridos do fato, Rivanda Farias esteve, na manhã desta quinta-feira, 30, em uma entrevista com o apresentador e jornalista, Gilmar Carvalho. Confiante e segura nas palavras, a ex-prefeita voltou para dizer que foi inocentada após investigação realizada pela Polícia Federal, e tudo que fizeram com ela não passou de uma maldade sem tamanho.
“Fui investigada o tempo todo. Minha vida foi virada de cabeça para baixo, e renunciei para tornar o processo mais fácil, e quebrar todo meu sigilo bancário, telefônico e tudo que fosse necessário para provar a minha inocência. A minha vontade e necessidade era provar a minha inocência, porque não tem nada que pague a nossa paz”, disse.
Para Rivanda Farias, renunciar ao cargo de gestora na época auxiliou a investigação policial, pois caminhos foram abertos, e tudo se resolveu o mais rápido possível.” Essa era a nossa ânsia, mas tudo tem que ter cautela, e a Polícia Federal é um órgão sério e respeitado em nosso País, e graças a Deus, por não ter o fato típico, recomendaram o arquivamento deste processo.
A ex-prefeita também disse em entrevista que não foi indiciada, o que para ela, prova de uma vez por todas que não existiu envolvimento no episódio e escândalo da merenda escolar.
“Episódio irresponsável e desumano, que me colocou na mídia de forma ruim em todos os sentidos. Ninguém sabe o que eu passei esses anos, as pessoas se afastaram de mim como se eu fosse uma doença contagiosa. Pessoas que eu achava ter algum tipo de consideração por mim, mas muito pelo contrário, pois tinham consideração pelo cargo que eu ocupava, pelo que eu podia representar e ajudar, mas foi maravilhoso, pois agora eu tenho certeza quem são os verdadeiros amigos, que são poucos, mas são fiéis e leais”.
A preocupação de Rivanda Farias, na época, era a família, que disse ter acreditado em sua inocência, desde o primeiro momento. “Minha família, só tenho que agradecer ao meu pai, minha mãe e aos meus irmãos, que desde o primeiro momento disseram que não interessava o que diziam sobre mim, pois sabiam quem eu era.
Processos
Enquanto aconteciam as investigações e logo após a renúncia, Rivanda disse ter sofrido com algumas pessoas, que gravavam vídeos dela em momentos pessoais, e usavam palavras de baixo calão para denigrir a sua imagem.
Em entrevista, Rivanda lembrou um fato que aconteceu no aeroporto de Aracaju, onde um rapaz gravou um vídeo dela e, de acordo com a ex-prefeita, dizia coisas ruins ao seu respeito. “Entramos com uma ação, que transitou em jugado e que já está em fase de execução. Ele me acusou de uma coisa que eu não cometi. Quero esclarecer de uma vez por todas, não sou eu quem estou dizendo, são os fatos que estão sendo provados. Só não enxerga quem não quer”, afirmou.
Recado para a oposição de São Cristóvão
Já ao final da entrevista com o jornalista Gilmar Carvalho, Rivanda deixou um recado para a oposição de São Cristóvão.
“Vou dar um aviso a oposição de São Cristóvão ou a quem quer que seja. Não venha para cá com brincadeirinhas ou mensagem em rede social tentando reverter a situação ou querendo denigrir minha imagem, porque as ações serão as mesmas, mudará apenas os nomes das pessoas envolvidas. Que pensem duas vezes. Já ganhei várias ações nesse sentido.
Rivanda ainda disse que está acionando a justiça para algumas pessoas em São Cristóvão que estão se passando por fakes, para espalhar notícias falsas sobre ela e denigrir sua reputação.
Estamos com uma equipe só para detectar. Temos um levantamento de 42 pessoas. Esse aviso vai ficar aqui, e espero que tenham juízo, porque não é meu intuito entrar com ação contra ninguém. Agora, eu tenho que me defender.
Rivanda faz apelo à imprensa
“Gostaria de fazer uma solicitação a imprensa do meu Estado. Gente, busquem a verdade. Pesquisem, principalmente sobre o caso que aconteceu no ano de 2015, e façam a matéria com esse resultado da Polícia Federal. Ajudem, não a mim, mas as pessoas que foram e que são muitas vezes agredidas, a provarem suas honras. Poucos meios de comunicação tem a hombridade de chegar e colocar o outro lado da história. Uma coisa é você denunciar, outra é acreditar”, finalizou.
A reportagem do Portal SE Notícias tentou ouvir o delegado federal Adriano Moreira, responsável pelo caso, mas não conseguiu até o fechamento da matéria. O Portal permanece à disposição através do telefone (79) 9 9171 5289 ou pelo e-mail: senoticias@gmail.com
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook
Por Redação SE Notícias