O ex-deputado Marcio Macedo (PT-SE) será o novo tesoureiro do Partido dos Trabalhadores no lugar de João Vaccari Neto. Vaccari foi afastado do cargo após ser preso na última quarta-feira (15) pela Operação Lava Jato.
O nome de Macedo foi indicado pela corrente majoritária do partido Construindo um Novo Brasil (CNB). Os demais nomes que surgiram durante as discussões foram o do vice-presidente Alberto Cantalice, o deputado estadual José Américo e o dirigente João Batista.
“Macedo é um nome novo e moderno. Uma escolha ponderada. Ele é o nome certo para a hora certa”, observou o deputado José Guimarães (PT-CE).
Márcio Macedo
Em 2010, Marcio Macedo participou de sua primeira campanha eleitoral para deputado federal e conquistou a confiança dos sergipanos, sendo eleito com 58.782 votos.
Deputado federal em seu primeiro mandato, Marcio Macedo trabalhou ativamente nos últimos quatro anos em defesa do Brasil e a serviço dos sergipanos. Tendo como temas principais do seu trabalho o desenvolvimento sustentável, a educação, a juventude, o municipalismo brasileiro e a sergipanidade, Marcio Macedo atuou com respeito, ética e compromisso com os propósitos que o levaram até o Congresso Nacional.
Foi presidente e relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, é membro das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). É vice-líder do PT na Câmara, tendo liderado a bancada do partido em votações importantes.
Empunhou a bandeira do desenvolvimento sustentável, convidando o Congresso e toda a sociedade a uma reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais brasileiros e da convivência harmônica entre o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social.
Parlamentar atento aos anseios da sociedade e às vozes que ecoam das ruas, Marcio trabalhou em prol dos jovens brasileiros, sendo o principal interlocutor entre os movimentos sociais, o governo federal, a Câmara e o Senado na aprovação do Estatuto da Juventude, primeiro documento que estabelece direitos e diretrizes para a aplicação de políticas públicas voltadas para os cidadãos desta faixa etária. Ele também batalhou pela aprovação dos 10% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) para a Educação, a destinação dos royalties do petróleo para investimentos exclusivos em Saúde e Educação e a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Marcio Macedo encampou ainda a luta pelo fortalecimento do municipalismo brasileiro. Consciente do seu papel de legislador dos municípios sergipanos, sendo uma ponte entre o Congresso, o governo federal e os prefeitos, Marcio foi o presidente da comissão mista que discutiu a Medida Provisória 589/12, que tratou do parcelamento dos débitos previdenciários de Estados e municípios. A atuação dele foi fundamental para tornar a nova legislação mais palatável para os gestores municipais e estaduais. O parlamentar articulou junto ao Governo Federal uma série de alterações no projeto, com o objetivo de atender aos pleitos apresentados por prefeitos e governadores de todo o país.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
por Brasil 247