O bispo alagoano Dom Henrique Soares da Costa, de 57 anos, não resistiu às complicações provocadas pela Covid-19 e morreu neste sábado, 18, no Hospital Memorial São José, do Recife, onde recebia tratamento médico. Ele residia em Pernambuco, onde exercia a função de bispo na Diocese de Palmares desde 2014.
De acordo com comunicados da família, o bispo estava internado desde o dia 4 de julho na Unidade de Tratamento. No dia 6 de julho, ele testou positivo para a Covid-19, apresentando leve melhora em seguida. No entanto, há dois dias, o quadro respiratório de Dom Henrique Soares se agravou e ele precisou ser intubado.
O corpo de dom Henrique chegou neste domingo (19) à cidade de Palmares. A missa exequial – rito celebrado após a morte e que precede o sepultamento – ocorrerá às 10h, na Catederal Nossa Senhora da Conceição dos Montes, sede da diocese. Por causa da pandemia, a celebração terá a presença apenas de padres e diáconos, além de familiares de dom Henrique. As redes sociais da Diocese de Palmares transmitirão a cerimônia ao vivo. Na igreja, ao término da missa, o corpo será sepultado.
Biografia – Filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa. Cursou os estudos primários na cidade de Junqueiro e também em Maceió. Em 1981 ingressou no Seminário de Maceió e, em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.
Regressou para o Seminário de Maceió, em 1990 onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.
Foi ordenado sacerdote aos 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió; também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, na cidade de Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife.
Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores; ainda foi Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.
No dia 1 de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju com a sede titular de Acufida. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió.
No dia 19 de março de 2014 o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares.[2]
No dia 04 de julho de 2020, foi internado no Hospital Memorial São José, em Recife, com quadro grave de problema respiratório, vítima do COVID-19.[3]
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Folha de Pernambuco