Por Claudomir Tavares, do portal Tribuna da Praia
As sessões plenárias da Câmara de Vereadores de Pirambu foram marcadas na semana passada pela visita de estudantes universitários e de cursos técnicos que se deslocam diariamente para a capital, em três horários, utilizando transporte escolar disponibilizado pela Prefeitura Municipal.
Dois grupos se revezaram e ocuparam o plenário da casa do povo nos dias 05 e 07 de março levando uma pauta de reivindicações aprovadas pelo conjunto dos estudantes e na segunda noite contaram com a presença do secretário de Educação, José Luiz de Andrade, que ouviu o clamor dos estudantes.
A classe estudantil foi representado pelas universitárias Eliza e Jéssica Feitosa, respectivamente alunas dos cursos de Relações Internacionais e Jornalismo na Universidade Federal de Sergipe (UFS), que utilizaram a Tribuna Livre para expor a pauta de reivindicação.
Eliza afirmou que “tem estudantes que viajam em pé, enquanto caroneiros sentam em nossos lugares”, denunciou, acrescentando que “se refaça o roteiro dos veículos seja acrescentado um micro-ônibus e fiscais em seus interiores”, cobrou a estudante, que foi aparteada por vereadores.

Dois grupos se revezaram e ocuparam o plenário da casa do povo nos dias 05 e 07 de março. (Foto:Claudomir Tavares)
Jéssica disse que devido o excesso de viagens “o motorista do ônibus não está vivendo a vida dele e se ele não está bem, nós também não estamos bem”, completou. A futura jornalista cobrou a promessa de campanha do prefeito Elinho Martins (PSC) “que previa a instituição da Bolsa Universitária, e que esta não fique no discurso”, frisou.
A vereadora Deiviane Silva Santos, Ninha de Zezinho (PMDB) disse que, sintonizada com este anseio dos estudantes e lembrando da promessa do então candidato, já apresentou esta propositura ao chefe do Executivo.”A Secretaria de Educação deve dar esta resposta aos estudantes”, concluiu Jéssica Feitosa.
O secretário de Educação, José Luiz lembrou que passou 16 anos como vereador naquela casa sempre defendendo os interesses dos estudantes, dos professores e da sociedade em geral, aproveitando para agradecer publicamente ao funcionário Valdezito Rodrigues, bastante útil no período em que presidiu aquela casa.
Em seguida, o secretário apresentou um relato das dificuldades, dos encaminhamentos e da agenda da SEMED, bem como as respostas aos estudantes, sugerindo que, a partir daquele momento que se faça uma comissão de estudantes para que “junto a Secretaria de Educação possa dialogar sobre os problemas vivenciados”, sugeriu.