Cavaleiros do Forró cantam na abertura do São João de Estância
“Estância fica em Sergipe, é a cidade jardim, lugar nenhum do Brasil faz São João bom assim; se alguém disser que existe, pode dizer que é lambança, duvido que alguém faça São João que nem Estância”. Letra da compositora sergipana Raimunda Andrelina, gravada na voz do estanciano Rogério. Estância se enche de luz, de cores, de vida, para festejar os Santos juninos, Santo Antonio, São João e São Pedro. A cidade é transformada em um grande arraial a céu aberto; a população e a prefeitura cuidam da decoração das ruas, bandeirolas, balões, alegorias, exultam a alma festiva do povo estanciano para reverenciar os três Santos do mês junino.
A Prefeitura de Estância está trabalhando para deixar tudo pronto até o dia 31 do corrente. O prefeito do município, Ivan Leite, tem acompanhado os trabalhos de perto para ter a certeza de que tudo fique pronto até o final do mês quando é realizada a abertura dos festejos com a tradicional “Salva de São João” que se dá com o arrastão cultural, bênção da fogueira, inauguração da vila do forró (Praça da Matriz), culminando com atrativos apresentados no forródromo Governador João Alves Filho. Este ano já confirmadas as presenças das bandas Cavaleiros do Forró, Sanfonada e os sertanejos João Neto e Cesinha.
Estância se destaca com o seu São João por oferecer um rico leque de atrativos culturais. São trinta dias de festa que empilham cerca de 15 concursos juninos: do melhor licor, da melhor comida típica, da rua mais enfeitada, das agências bancarias mais decoradas, do melhor buscapé, da melhor espada, do melhor barco de fogo, da melhor quadrilha junina, das rainhas mirim e adulta e etc.; tem forró nas feiras livres, nas praças, nos postos de combustíveis, nas lojas do centro comercial, nos supermercados, nos bairros da cidade; além do tremzinho do forró que percorre os bairros com forró ao vivo transporte turistas e visitantes. Nenhum outro município sergipano faz um São João com duração de trinta dias e com o gostinho de festa do interior.
O tão almejado ‘Arraial do Progresso’ (vila do forró), com área coberta, se concentram as apresentações de trios pé-de-serra, quadrilhas juninas, reisados, pastoris, batucadas, samba de coco, praça de alimentação, comidas e bebidas típicas da estação – pamonha, canjica, beijus, bolos de milho, cocadas, amendoim, licores de pitanga, de murici, de jenipapo, de Cambuí, graviola – encontradas em grande escala no interior do arraial; a Prefeitura já deu início à construção do referido cenário; artesãos, carpinteiros e servidores podem ser vistos no trabalho de montagem. A cidade cenográfica se tornou um ponto referencial para os visitantes e estancianos que optam em brincar um São João mais cultural. Ali ao lado, defronte da Matriz, barcos de fogo e espadas são exibidos em majestosos shows de pirotecnia.
Ascom/Prefeitura de Estância