Um grupo de 22 estagiários da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) teve a oportunidade de participar do projeto “Visitas Guiadas”, que também conduz escolas e grupos interessados nos passeios culturais pelas principais cidades históricas de Sergipe. O projeto trabalha com a educação patrimonial, e tem como finalidade fazer com que a população saiba do seu importante papel na valorização do patrimônio.
De acordo com Ada Pinheiro, gerente de atenção ao turista da Emsetur, todas as pessoas que trabalham nos Postos de Informação Turísticas participaram da visita técnica. “Nós percebemos que tem muita coisa pra ser vista em São Cristóvão. Passamos a tarde inteira e só ficamos na Praça São Francisco, mas foi muito bom porque tivemos as informações bastante detalhadas, o que nós acreditamos que deixou os atendentes dos postos de informação mais entusiasmados para indicarem São Cristóvão como um bom destino turístico”, afirmou.
Para a estagiária da Emsetur, Raquel Aragão, fazer a visita acompanhada de um guia é muito mais produtivo. “Alguns já conheciam o município, mas sempre é possível observar algo novo a cada visita”, conta. “O guia que nos acompanhou deu explicações bastante completas e fáceis de compreender a respeito da história de cada ponto que visitamos”, completou.
“Visitas Guiadas”
Um projeto desenvolvido pela Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural de São Cristóvão (Subpac), permite que a população conheça os principais locais de visitação turística do município sergipano.
Segundo Vânia Dias Correia, coordenadora do projeto “Visitas Guiadas”, o Governo do Estado mantém os Centros Históricos abertos diariamente das 10h às 16h. “As igrejas, o Museu de Arte Sacra e o Monumento da Irmã Dulce, por exemplo, estão sempre abertos para o público nesse período do dia”, disse. Vânia explicou também que o projeto tem como principal objetivo fazer com que a população valorize o patrimônio histórico e cultural de São Cristóvão.
Imprensa Setur