O Governo do Estado de Sergipe está interessado em contrair mais um empréstimo de US$ 150 milhões. A solicitação foi entregue à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na última segunda-feira (15), como uma das emendas ao Projeto de Lei da Reforma Administrativa. A contratação será feita junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BIRD), e segundo o Executivo, o dinheiro será destinados ao financiamento de Políticas Sociais de Desenvolvimento nas áreas da educação, saúde, inclusão social, planejamento e gestão fiscal.
Os projetos devem começar a tramitar nesta terça-feira (16), mas não agradou nem um pouco aos deputados estaduais da oposição. “O governo já quer que a Assembleia Legislativa o autorize a tomar 150 milhões de dólares emprestado. E o dinheiro do Proinveste? E o Proredes? E a Antecipação de Royalties? Tem todos esses recursos que foram autorizados pela Assembleia e não sabemos onde está e nem em que está sendo aplicado”, reclama o líder da bancada oposicionista Venâncio Fonseca (PP), em entrevista ao Jornal da Cidade de hoje.
O secretário de Estado da Fazenda Jeferson passos, por sua vez, justificou, ontem na Alese, que os empréstimos dos últimos anos permitiram a implementação de políticas públicas, investimentos e obras. “Como a despesa da previdência cresceu substancialmente, se não houvessem os empréstimos, não teríamos executado programas de infraestrutura, estrada e habitação”, garantiu.
*Com informações do F5 News e Jornal da Cidade