Com o objetivo de facilitar o cotidiano de professores e gestores de escolas do município e de aproximar ainda mais a escola da comunidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está implantando um projeto piloto na rede da educação com a utilização do aplicativo Mira Aula.
De acordo com a secretária municipal de educação, Quitéria Barros, a ferramenta funciona como um diário digital para smartphones, que não necessita de conexão à internet. O aplicativo permite que os professores façam chamadas, lancem os conteúdos dados em aula e atribuam elogios ou façam observações que ajudem no desempenho dos seus alunos. O Mira Aula também permite que a Secretaria de Educação tenha acesso aos dados cadastrados, o que, conforme a secretária fortalece principalmente a questão do combate à evasão escolar, já que a frequência dos alunos será informada através do aplicativo.
“Essa ferramenta vai nos ajudar a combater a infrequência que por vezes se transforma em abandono escolar. De posse desses dados, a escola ou a secretaria podem notificar o Conselho Tutelar. Nós estamos com a campanha de matrícula, onde nosso lema é ‘nenhuma criança fora da escola’, mas para além de assegurar o acesso, nós precisamos garantir a permanência e o sucesso do aluno na escola”, afirmou a secretária.
Outro ponto positivo do aplicativo é que os pais também serão notificados quando os seus filhos faltarem à aula, assim como o seu comportamento durante as atividades escolares. “Os pais irão receber através de uma mensagem de texto a informação sobre a frequência do seu filho na escola, podendo assim acompanhar mais de perto o desempenho deles”, explicou a diretora pedagógica da Semed, Deise Barroso.
Inicialmente o serviço será implantado em dez escolas da rede, sendo que esse número poderá ser ampliado a depender a avaliação nesta fase de testes. Irão aderir ao aplicativo as seguintes escolas: EMEF São Cristóvão; EMEF Gina Franco; EMEF Araceles Rodrigues Correa; EMEF Dr. Martinho Oliveira Bravo; EMEF Maria de Lourdes Gomes; EMEF Profa Izidoria Mendes Cruz; EMEF Profa Josinalva Santos da Silva; EMEF Frei Fernando; EMEF Ruth Dulce de Almeida; EMEF Cláudio Meireles.
Mira Educação
A adesão ao app não trará custos para o município de São Cristóvão, já que a utilização nas escolas ocorrerá por meio de parceria com a startup Mira Educação, responsável pela criação do Mira Aula. Atualmente cerca de 5.500 escolas públicas de todo o país utilizam a ferramenta, atendendo mais de dois milhões de alunos.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Matéria extraída do site da PMSC