Um grupo de enfermeiros realizou um ato em Aracaju na manhã desta quarta-feira (7), contra a suspensão da lei que criou o piso salarial da categoria. O ato aconteceu na mesma avenida onde mais cedo havia sido realizado o desfile militar em celebração ao Bicentenário da Independência.
Vestidos de preto e jalecos eles gritaram palavras de ordem. “Nós da enfermagem não queremos nada que não nos cabe. Há 30 anos lutamos por um piso salarial e pelas 30 horas e não somos atendidos em nada”, desabafou a enfermeira Josevânia Sobrinho.
O ato não contou com a participação de representantes do sindicato da categoria.
Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado.
A decisão vale até que sejam analisados dados detalhados dos estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde sobre o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementação do piso. O prazo para que essas informações sejam enviadas ao STF é de 60 dias.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: G1 SE