O perfil do Ministério da Educação nas redes sociais divulgou o tema da redação do Enem. Neste ano, os candidatos terão que escrever sobre “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A redação tem como objetivo avaliar a capacidade de argumentação e escrita dos candidatos. Os participantes devem desenvolver um texto com até 30 linhas, com base no tema proposto. São exigidas a apresentação de uma tese, argumentação consistente e proposta de solução para o problema abordado.
Com pontuação máxima de 1.000 pontos, a redação tem um peso importante no resultado final do Enem. Tirar zero impede o uso da nota do exame no ingresso em universidades públicas ou privadas, além de comprometer a chance de conseguir bolsas de estudo ou intercâmbios.

Tema da redação foi perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira – Foto: reprodução Mec
Avaliação do tema
Para Daniela Toffoli, professora de Redação do Curso Anglo, o tema desta ano “vai na contramão” de outras edições do Enem. “Três últimas edições trabalharam com a palavra ‘desafios’. Essa escolha lexical faz com que o aluno compreenda mais facilmente que precisa lidar com o tema a partir de questões relacionadas às causas e consequências do problema. Assim, o enunciado encaminha o aluno de forma mais clara para a necessária problematização”, avaliou.
No entanto, a educadora faz uma alerta para uma possível pegadinha: “A primeira coisa que se observa, portanto, é essa discrepância em relação às três últimas edições, devido ao uso da palavra “perspectivas”. Isso pode confundir alguns alunos que não estejam tão bem preparados, levando-os a construir uma argumentação um pouco na contramão do que o Enem espera — que é, primeiro, problematizar o tema nos parágrafos de desenvolvimento e, só depois, apresentar a proposta de intervenção.”
Já avaliação de Thiago Braga, autor e professor de Língua Portuguesa do Colégio e Sistema pH, “esse é definitivamente um tema que precisa da coletânea, porque as perspectivas acerca do envelhecimento da sociedade brasileira são uma temática absolutamente importante. A coletânea de textos pode dar um direcionamento para questões relacionadas ao tratamento do idoso, à previdência ou ao preconceito com pessoas idosas — o chamado etarismo.”
Em sua avaliação, Braga ressalta que é uma temática muito discutida: “O fato é que essa é uma discussão relevante, já que se estima, com base em dados de uma agência governamental brasileira, que em 2070 quase 40% da população será composta por idosos. Trata-se, portanto, de um debate bastante amplo e interessante para os alunos em geral, pois é um tema abordado de forma interdisciplinar na escola.”
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Portal Terra





















































