Mais uma turma EMPRETEC foi capacitada em Sergipe. Dessa vez 26 empreendedores de diversos ramos tiveram oportunidade de participar do Seminário e identificar, estimular e desenvolver o comportamento empreendedor por meio de uma metodologia vivencial e interativa, com jogos, exercícios e debates. A capacitação teve uma carga horária de 60 horas / aula e foi aprovada pelos participantes.
Para a advogada Rosana Scandian, que possui um escritório há quatro anos, o treinamento foi importante. “Busquei informações para administrar melhor o negócio. No Empretec descobri o interesse por outras ferramentas de gestão e a enxergar a empresa sob outras perspectivas”, explica.
Já a empreendedora Denise Somera, que trabalha com semi joias, participou do Seminário estimulada a transformar sua marca em uma franquia. “Busquei no Empretec orientações para viabilizar essa proposta”. Ela percebeu durante o curso que precisará ajustar fatores como metas e produção para ter sucesso no negócio.
Segundo Wilson Amaral, facilitador do EMPRETEC, o curso busca despertar o comportamento empreendedor dos participantes. “A capacitação segue os princípios da andragodia, incentivando os alunos a aprender por meio da prática. Atividades incluem a realização de jogos e vivencias empresariais, além de promover a abertura de uma empresa durante os seis dias de curso”, orienta. Durante as aulas os empreendedores participam de um processo de avaliação de seus pontos fortes e fracos, estimulando a correção das falhas e potencializando os elementos positivos.
EMPRETEC
É um seminário intensivo desenvolvido pela ONU, que tem o SEBRAE como parceiro responsável por coordenar a capacitação no Brasil. Ele é destinado a aumentar o potencial empreendedor para gerir melhor a empresa ou para iniciar um negócio bem-sucedido. O propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos.
O Empretec trabalha as dez Características de Comportamento Empreendedor (CCEs) associadas ao desempenho de empreendedores bem sucedidos. Cada CCE representa a síntese de três comportamentos específicos que a compõem, totalizando 30 comportamentos empreendedores trabalhados divididos em três conjuntos, Realização, Planejamento e Poder. No Brasil o treinamento é realizado há mais de 20 anos e em Sergipe teve início no ano 2000.
Segundo o analista do SEBRAE Luiz Machado, a próxima turma do EMPRETEC está prevista para acontecer de 18 a 23 de abril. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no sitewww.se.sebrae.com.br e depois participa de uma entrevista com profissionais especializados, onde é analisado o grau de maturidade empresarial do interessado. “Já são mais de 1200 pessoas capacitadas no Estado, tanto na capital quanto no interior”, destaca Luiz. A capacitação é coordenada pela Unidade de Soluções Empresarias do Sebrae, informações com o gestor Luiz Machado, telefones (79) 2106-7765 e 2106-7763, email luiz.machado@se.sebrae.com.br
Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae SE
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram