Foi com muita animação que centenas de foliões percorreram no último sábado (02), as ruas do Centro Histórico de São Cristóvão no primeiro, dos quatro dias do Carnaval dos Carnavais 2019. Animados pelas tradicionais bandas de frevo, sancristovenses e turistas se divertiram com segurança e tranquilidade. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) e este ano com o tema: Mulheres de Luta, homenageia Dona Zil, referência no município no que diz respeito aos festejos deste período.
O prefeito Marcos Santana que acompanhou os blocos falou sobre a abertura do Carnaval e da criação de emprego e renda com o evento. “O clima na cidade é muito festivo. Cada ano que passa percebemos que as pessoas participam mais e ampliam a perspectiva de negócio no município. O comércio se preparou para a folia e está movimentado, gerando emprego e renda, que é o nosso objetivo. Quanto à segurança, que tudo corra de forma tranquila, a polícia militar ampliou o seu contingente e esperamos que nenhuma ocorrência policial ocorra”, destacou.
“Tudo está funcionando bem, com muita tranquilidade. É um carnaval que relembra os antigos carnavais, é o povo na rua festejando. É um carnaval para a família”, celebrou o diretor presidente da Fundact, Gaspeu Fontes.
Para Rita Menezes, moradora de São Cristóvão o destaque do evento fica por conta da organização. “Está tudo muito bem feito, com pontualidade dos blocos, o que possibilitar vir com as crianças para aproveitar. É uma festa que podemos brincar, se fantasiar e trazer a família. Para a cidade e para o comércio é muito importante ter esse tipo de movimentação”.
Blocos
O “Bloco da Saúde” abriu a folia e foi um dos destaques na programação do primeiro dia do “Carnaval dos Carnavais” no Centro Histórico, sede. Falando sobre o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bloco saiu da Praça da Bandeira e percorreu o circuito da folia. Em meio à festa, os foliões também tiveram acesso a preservativos e informações.
“Nós unificamos os blocos do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) e o da prevenção e criamos o Bloco da Saúde. Aqui é o momento de comemorar mas também de falar sobre saúde. Nossa intenção é divulgar um pouco o trabalho da secretaria para a comunidade”, observou a secretária de saúde, Fernanda Santana.
Para completar, o” Camisildo” (carro em formato de camisinha) do Programa Estadual de IST/Aids seguiu por todo o cortejo carnavalesco.
Logo depois foi a vez do ‘Zé Folia’, que com sua mistura de ritmos animou os presentes. “O bloco surgiu a partir da ideia de misturar todos os carnavais do Brasil e seus ritmos. Confeccionei o boneco gigante e colocamos o bloco na rua, fico feliz em perceber que está sendo um sucesso”, observou Matheus Oliveira o fundador.
Outro bloco que arrastou os foliões foi o tradicional Bloco da Porta, que desde 2004 com muita irreverencia leva foliões de todas as idades pelas ruas do Centro Histórico. “O bloco é uma homenagem para aquelas pessoas que ficam na porta de casa nas cidades do interior. Começamos de forma pequena porém o bloco ganhou proporções maiores, se tornando um dos mais esperados pelas pessoas. Esse ano trouxemos mais um diferencial que foi o estandarte inspirado na porta das igrejas da cidade históricas da cidade”, pontuou Júnior Lapa, organizador do bloco.
Também animaram o público, o Bloco dos Estudantes; o Nós Ajeita; Negros do Ilê Axé e os Lasketas
Serviços
Com o objetivo de garantir tranquilidade, proteção civil e infraestrutura aos foliões e aqueles que trabalham, equipes das secretarias municipais de Saúde, da Superintendência Municipal de Trânsito de São Cristóvão (SMTT-SC) e Policia Militar atuarão durante os dias de festa.
Saúde
A secretaria Municipal de Saúde, montou ponto de apoio na Praça da Matriz com assistencial média e vigilância epidemiológica fazendo a divulgação e a socialização de preservativos. Uma equipe da vigilância sanitária também atua durante a folia.
Segurança
De acordo com o Major da Policia Militar, Marcos Carvalho, foram destacados uma média de 200 policias divididos em escalas, para garantir a segurança dos foliões do Carnaval dos Carnavais, tanto no centro histórico quando no Grande Rosa Elze. ” Assim como o Festival de Artes, esperamos que o carnaval transcorra de forma tranquila e sem ocorrências”, finalizouo Major.
SMTT
Para garantir a mobilidade e segurança no trânsito da cidade durante o período carnavalesco a SMTT reforçou as equipes para atender as ocorrências e garantir o direito de ir e vir do cidadão com segurança e agilidade.
Por ascom/PMSC
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram