Os nove governadores dos estados do nordeste estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira 15, na Câmara dos Deputados, junto às suas bancadas parlamentares e o ministro das Cidades Gilberto Kassab, discutindo medidas de compensação financeira e tributária aos estados, principalmente às arrecadações de ICMS e demais alíquotas que impactam diretamente nas finanças dos estados.
Os governadores solicitaram aos deputados e senadores o esforço em manter o compromisso com os estados do Nordeste no sentido de aprovar medidas que possam favorecer o crescimento sustentável da região.
Para Jackson Barreto, a integração entre governadores e parlamentares é muito importante. Ele destacou a necessidade em unificar as solicitações em temas centrais. “É preciso que fiquemos restritos a determinados pontos que hoje são os gargalos nos estados como as questões com o déficit na previdência social, os royalties do petróleo, as questões com a saúde pública e as questões relativas à seca”, refletiu.
O governador reiterou os problemas na previdência social no Nordeste, em especial do estado de Sergipe “este mês, vamos recolher quase R$ 70 milhões, que será usado para cobrir o déficit da previdência, dinheiro suficiente para pagar a folha de pessoal. Não ficamos com recursos para fazer investimentos. Quase todos os governadores estão sem condições até de pagar a folha, justamente porque o déficit da previdência cresce a cada dia. Se não resolvermos os problemas da previdência, não teremos condições de atender as outras reivindicações”.
Jackson Barreto levantou ainda outras questões que considera fundamental para melhorar a economia e equilibrar a questão financeira dos estados como a questão dos royalties do petróleo, que no momento, está judicializada; os financiamentos para a área da saúde e a consequente falta de recursos para o custeio, e o problema da seca.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe