Em 2015, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) registrou aumento de abertura de empresas em comparação ao ano passado. Até o mês de setembro, 3.117 negócios foram constituídos em território sergipano. No mesmo período de 2014, foram 3076. Isso significa um crescimento de 1,3%.
De 1º a 20 de outubro de 2015, 205 empresas já foram regulamentadas na Junta Comercial, sendo que 112 estão localizadas em Aracaju. O setor que mais registrou abertura foi o de Serviços (58%), em segundo lugar, Comércio (34%) e em terceiro, Indústria (8%).
Em Sergipe também houve um aumento no número de inscrições de Microempreendedor Individual (MEI). Até setembro, 7.344 foram registrados. Em 2014, no mesmo período, 6.263. O MEI é direcionado a quem trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário no Portal do Empreendedor da Receita Federal.
Com relação ao fechamento de empresas no estado, até setembro deste ano foram 2.788. Além da instabilidade econômica vivida no País, este número está diretamente relacionado à Lei Complementar 147/2014, que modificou o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
A partir de janeiro deste ano, todas as empresas passaram a obter a baixa de seus registros na Junta Comercial sem a necessidade de apresentar certidões negativas de débitos. “Muitas empresas que estavam ativas na Junta Comercial, porém não funcionavam mais, estão tendo a oportunidade de se regularizar”, explica o presidente da Jucese, George Trindade.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe