Não há dúvidas de que Sergipe respira cultura. Além das belezas naturais, muitos turistas se encantam com a história e o talento da nossa terra. Na manhã dessa quinta-feira (26), em entrevista aos jornalistas André Barros e Rosalvo Nogueira durante o Jornal da Manhã, exibido na Jovem Pan, a secretária de Cultura no estado, Eloísa Galdino, falou sobre a programação do Verão Sergipe e sobre as demais atividades relacionadas à pasta.
De acordo com a secretária, a Cultura é uma área rica, embora tenha sido secundarizada durante muito tempo. “Essa ótica mudou desde que o ex-presidente Lula assumiu e começou a formatar uma política de cultura inicialmente capitaneada pelo ex-ministro de Cultura Gilberto Gil e depois pelo então secretário Juca Ferreira, fazendo com que os recursos do Ministério chegassem aos pontos mais distantes do país. Hoje, Sergipe tem 30 pontos culturais distribuídos em todos os territórios e essa é a forma mais democrática que se tem de fazer com que a verba da área chegue para todos”, ressalta.
Segundo Eloisa, a orientação do governador Marcelo Déda (PT) é interiorizar o desenvolvimento e as políticas públicas. “Sabemos que ainda há muito por realizar, mas acredito que o trabalho realizado já tem dado resultados positivos, fazendo com que essa política de cultura tenha uma presença efetiva na vida das pessoas.
Festival de Arte de São Cristóvão
Questionada sobre a realização do Festival de Arte de São Cristóvão e as Serestas, que sempre aconteciam na cidade, a secretária diz que falta mobilização do poder municipal. “Tivemos a grata satisfação de ver a Praça São Francisco conquistar o título de Patrimônio da Humanidade, mas um Festival de Arte não pode ser uma ação somente do governo estadual e precisa primeiro ser provocado pela administração municipal. Pelo que sei, a professora Aglaé, secretária de Cultura do município, tem trabalhado nisso. Nós cadastramos o projeto do Festival no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), mas precisamos também da atuação por parte da Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, ressalta. De acordo com Eloisa, o estado tem intenção de que o FASC volte a ser realizado e, inclusive, o governo está com uma carta-consulta a ser apresentada ao BNDS e inclui a realização do festival por três anos. “Não sabemos se será aprovada. Estamos buscando a captação de recursos, mas não é fácil”.
Teatro Atheneu será entregue no início de fevereiro
O Teatro Atheneu, um dos mais importantes do estado, passou por reforma e deverá ser entregue em fevereiro. A secretária enfatiza os investimentos feitos pelo governo no local. “Foi feito um investimento de 3 milhões de reais no equipamento cênico, algo inédito no Brasil. Todo o equipamento é novo e de alta tecnologia. O Atheneu é um ícone na nossa capital, pois leva o nome de uma escola tradicional, formadora de grandes nomes da nossa sociedade. Estamos estudando a data exata para a entrega oficial do teatro”, revela.
O Teatro Tobias Barreto também precisará passar por reformas que, inclusive já foram autorizadas pelo governador. “Vamos reestruturar primeiro a parte de trás e só depois, na reta final da obra, faremos as mudanças internas. O Teatro Lourival Batista também está em reforma. Mudamos o telhado e há um novo equipamento de iluminação”, destaca. Outro aspecto importante é a educação que as pessoas devem ter com o bem público. “Muitas pessoas pensam da seguinte forma: o que é público, não é nosso. Trata-se de uma herança de vários governos anteriores que distanciaram a população dos bens culturais e as pessoas não têm cuidado com um patrimônio que também é delas. O dinheiro gasto na reforma poderia ser utilizado em outras políticas públicas”, salienta Eloisa.
Verão Sergipe
Evento registrado no calendário sergipano, esse ano o Verão Sergipe promete agitar ainda mais os que gostam de boa música. “O evento vai acontecer na Atalaia Nova e Caueira, porque reconhecemos a importância do Verão Sergipe para a movimentação turística no estado. Músicos como The Baggios, Paralamas do Sucesso, Margareth Menezes, Chimarruts, Cabedal e tantos outros farão essa mistura de ritmos para agradar a todos”, enfatiza.
Dia 27, às 20h, será a abertura do evento e o governador Marcelo Déda vai inaugurar o Complexo Esportivo e Cultural da Atalaia Nova e, na sequência, serão iniciados os shows. Além disso, a secretária já adianta que os preparativos para o São João já estão em andamento. Comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, será inaugurada a praça com o nome do cantor na Atalaia Nova.
Mais informações sobre o Verão Sergipe no site www.veraosergipe.com.br.
*Por Lays Millena