Uma vitória para ficar marcada na história dos Jogos da Primavera. Acabar com a hegemonia do Colégio Arquidiocesano de Aracaju até pouco tempo atrás parecia um sonho quase impossível de realizar. Mas não para os alunos do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo.
Numa noite inspirada pelos deuses do vôlei, os alunos da rede pública estadual de ensino venceram espetacularmente a equipe do Arqui, acabando de vez com a supremacia de mais de 30 anos da rede privada no voleibol.
Embalados por um bom número de torcedores, os alunos do Elísio Carmelo, do município de São Cristóvão, deram um show no Ginásio de Esportes do Colégio Amadeus e venceram por três sets a zero com parciais de 25 x 22; 25 x 17 e 25 x17.
“Os alunos da rede estadual demonstraram superioridade na quadra e conseguiram vencer a excelente equipe do Arquidiocesano”, disse Maria Auxiliadora Pires, presidente do Comitê Organizador Estadual dos Jogos da Primavera e diretora do Departamento de Educação Física da Seed.
Pouco antes da final, as equipes do Colégio Estadual Dr. Jessé Trindade, de Ilha das Flores, e Colégio Pio Décimo, de Aracaju, disputaram a medalha de bronze. Por dois sets a zero, com parciais de 25 x 15 e 25 x 22, os alunos da rede estadual conseguiram uma boa vitória e conquistaram a medalha de bronze.
“Quero ressaltar o apoio irrestrito do secretário Jorge Carvalho aos alunos da rede estadual de ensino. O incentivo e o apoio foram fundamentais para o sucesso da rede pública nos Jogos da Primavera”, disse Maria Auxiliadora – “Dorinha”.
Voleibol
Ao contrário de muitos esportes, tais como o futebol ou o basquetebol, o voleibol é jogado por pontos, e não por tempo.
Cada equipe é composta de 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes.
Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. O jogo termina quando um time completa três sets vencidos.
Judô
Não é apenas no vôlei que os alunos da rede estadual estão brilhando nos Jogos da Primavera. No Judô, por exemplo, muitas medalhas de ouro, prata e bronze estão sendo conquistadas pela rede pública estadual.
Na categoria peso leve, a aluna Ketilley da Silva Santos, do Colégio Estadual Professor João Costa, ficou em 2º lugar; Henrique Brendo Macedo, do Colégio Rodrigues Dória, ficou em 2º lugar, enquanto Andriele de Jesus Rosa, do Colégio Estadual Governador Albano Franco, ficou na 3º colocação.
Na categoria peso ligeiro, a aluna Carolina Monteiro Santos, do Colégio Estadual Professor João Costa, ficou em 1º lugar. No peso meio leve, Vanessa Medeiros de Andrade, do Colégio Barão de Mauá, ficou em 1º lugar.
Os alunos José Pedro Filho, do Colégio José Inácio de Faria, e Richard Marques, do Colégio Barão de Mauá, ficaram na terceira colocação. Já Vithória Feitosa, do Colégio Professor Gonçalo Rollemberg Leite, na categoria peso meio médio, ficou na 1ª colocação.
Na categoria peso meio pesado, a aluna Vitória Leite, do Colégio Deputado Raimundo Lima Vieira, do município de Itabaianinha, ficou em 2º lugar, e o aluno Stepan da Silva, do Colégio Estadual Nelson Mandela, ficou na 3ª colocação.
A aluna Camilla Evelyn Silva, do Colégio Barão de Mauá, ficou em 1º lugar na categoria peso pesado. O aluno Emerson dos Santos, do Colégio Professor João Costa, também conquistou a 1ª colocação no peso pesado. Em terceiros lugares ficaram os alunos Josué Delfino, do Colégio Rodrigues Dória, e Renato Silva, do Colégio Presidente JK, de Nossa Senhora do Socorro.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Avelar Matos, ascom/Seed