Mais de 140 milhões de brasileiros irão às urnas em 2014 para escolher o presidente da república, governadores, senadores e deputados. A quase seis meses do pleito, muitos eleitores ainda estão com dúvidas em relação as obrigações e procedimentos que envolvem as eleições.
Marcelo Gerard, coordenador das eleições 2014 do TRE/SE, conta que os preparativos para a votação começaram há cerca de um ano e neste momento está em fase de cadastramento de voluntários. As escolas também estão sendo mobilizadas para que até o dia 7 de maio já seja estabelecida uma lista oficial dos locais de votação.
Mesmo prazo para que os eleitores tirem a primeira via ou regularizem os títulos que estão inativos. Caso o documento não seja validado e o eleitor deixe de votar sem que haja justificativa cabível, ele está sujeito a restrições. “Se não justificar o eleitor pode ficar sem realizar matrículas em escolas e faculdades, tirar passaporte, RG e outros documentos”, ressaltou Marcelo Gerard.
Para aqueles que ainda não estão habilitados no sistema de biometria é necessário que também até o mês de maio a situação seja legalizada. Os eleitores não poderão votar caso não estejam registrados no sistema biométrico. Quanto a isso, Marcelo Gerard, orienta. “É importante que o eleitor fique alerta e mobilize-se porque as senhas para o cadastramento biométrico são limitadas”.
A propaganda eleitoral para os candidatos ainda não está liberada. Será apenas iniciada a partir do dia 6 de julho. Para quem descumprir a norma poderá pagar multas ou até sofrer ações.
Com informações do A8SE