Foi divulgado nesta sexta-feira (20) o resultado da pesquisa eleitoral para o cargo de governador de Sergipe, registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº SE-08643/2022. O levantamento ouviu 1.573 pessoas. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de, aproximadamente, 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Realizada pela Opinião Pesquisas & Marketing Ltda no Estado de Sergipe, entre os dias 11 e 14 de maio deste ano, a consulta entrevistou eleitores com idade acima de 16 anos que residem nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Laranjeiras, Japaratuba, Capela, Maruim, Estância, Umbaúba, Boquim, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Campo do Brito, Carira, Ribeirópolis, Itabaiana, Pacatuba, Japoatã, Neópolis, Propriá, Tobias Barreto, Simão Dias, Lagarto, Graccho Cardoso, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Canindé do São Francisco.
Resultados
Na intenção espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ao serem perguntados sobre “quem o(a) sr.(a), votaria para governador se as eleições fossem hoje?”, a maioria dos eleitores não souberam ou não quiseram responder (64,9%). Em seguida, em ordem de intenções de votos, aparecem os nomes de Valmir de Francisquinho (14,1%), Fábio Mitidieri (5,6%), Rogério Carvalho (5,6%), Alessandro Vieira (1,4%), João Fontes (0,4%), Elinos Sabino (0,1%). Brancos e nulos representam 7,9%.
Já na intenção estimulada, ao ser informado os nomes dos candidatos, quando interrogados sobre “em qual desses candidatos abaixo relacionados o(a) sr.(a), votaria para governador se as eleições fossem hoje?”, os resultados são: Valmir de Francisquinho (31%), Fábio Mitidieri (14%), Rogério Carvalho (13,1%), Alessandro Vieira (3,6%), João Fontes (2,1%), Elinos Sabino (0,2%). Antônio Cláudio Neves não teve nenhum registro. Brancos e nulos totalizaram 20,4%, não souberam ou não quiseram responder foram 15,5%.
Ainda sobre a intenção estimulada, mas com votos válidos, aparece na liderança dos índices: Valmir de Francisquinho (48,4%), Fábio Mitidieri (21,9%), Rogério Carvalho (20,4%), Alessandro Vieira (5,7%), João Fontes (3,3%), Elinos Sabino (0,3%), Antônio Cláudio Neves (0,1%).
Sobre a taxa de rejeição, ou seja, quando abordados com “em qual desses candidatos abaixo relacionados o(a) sr.(a), NÃO votaria para governador se as eleições fossem hoje?”, os resultados são: Rogério Carvalho (9%), Fábio Mitidieri (7,3%), Alessandro Vieira (5,3%), Valmir de Francisquinho (5,1%), João Fontes (4,4%), Elinos Sabino (3,5%), Antônio Cláudio Neves (2,9%). Brancos e nulos totalizaram 37,1%, não souberam ou não quiseram responder foram 25,4%.
Segundo Turno
Simulação 1
Em caso de segundo turno das eleições para 2022 no cargo para Governo de Sergipe, na intenção estimulada, quando perguntados “em qual dos dois o(a) Sr(a) votaria?”, os eleitores escolheram: Valmir de Francisquinho com 35,9% dos votos e Fábio Mitidieri 19,4%. Brancos e nulos 26,7% e não souberam ou não quiseram responder 18%.
Simulação 2
Em caso de segundo turno das eleições para 2022 no cargo para Governo de Sergipe, na intenção estimulada, quando perguntados “em qual dos dois o(a) Sr(a) votaria?”, os eleitores escolheram:
Valmir de Francisquinho (36,1%) e Rogério Carvalho (18,4%). Brancos e nulos 26,8% e não souberam ou não quiseram responder 18,7%.
Simulação 3
Em caso de segundo turno das eleições para 2022 no cargo para Governo de Sergipe, na intenção estimulada, quando perguntados “em qual dos dois o(a) Sr(a) votaria?”, os eleitores escolheram: Fábio Mitidieri (21,7%) e Rogério Carvalho (19,9%). Brancos e nulos 37,2% e não souberam ou não quiseram responder 21,1%.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Fonte: A8SE.com.br