Esta sexta-feira, 23, entrou para a história da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe como o Dia “D” para o advogado exercer sua cidadania e por ser a primeira eleição para diretoria da Seccional, com apenas uma chapa inscrita. A presença dos advogados na votação foi expressiva, correspondendo a 72% do total de advogados que estavam aptos a votar, fato que demonstra a aceitação e aprovação do bom trabalho desenvolvido pela atual gestão.
Segundo o presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, a presença significativa dos advogados demonstra: “Os advogados compreenderam muito bem a nossa mensagem, os nossos esforços para bem dignificar a instituição. Mas, sobretudo, aumenta ainda mais a responsabilidade para conduzir os destinos da Ordem por mais três anos, com o mesmo entusiasmo, com a mesma vontade de valorizar cada vez mais o advogado e bem defender a sociedade com prevê o nosso Estatuto”, garantiu.
Para o atual vice-presidente da OAB/SE, Maurício Gentil, a chapa única na eleição é o reflexo do bom trabalho da gestão atual e aceitação dos advogados, que não motivou qualquer sentimento de oposição. “Isso enche a nossa gestão de orgulho, ao mesmo tempo em que nos dá uma responsabilidade maior de manter esse pique, essa gestão profícua de defesa dos advogados, das prerrogativas da advocacia e, ao mesmo tempo, de Defesa do Estado Democrático de Direito, da sociedade, com independência que sempre caracterizou a nossa entidade”, caracterizou Gentil.
O Conselheiro Federal, Henri Clay Andrade, avalia a chapa única e a presença dos advogados para votar e legitimar a chapa, como “um vitória consagradora de um projeto sério de valorização da advocacia e defesa da sociedade. Um projeto em que prioriza uma OAB independente, voltada para os interesses primordiais da advocacia e para defesa dos princípios republicanos, essas são as missões institucionais da OAB”, aclarou. Henri Clay ainda destacou que os advogados sergipanos são politizados. “Os advogados têm consciência política, sabem o que é bom para a instituição e têm sensibilidade social. Então, compreendem a importância desse perfil implantado na Ordem e é por isso que consagra com chapa única e com voto o nosso projeto. Hoje se consolida uma gestão brilhante do presidente Carlos Augusto”, constatou o conselheiro.
A advogada Rachel Souza afirmou que a presença dos advogados, hoje, confirmou a aprovação da gestão atual. “Uma única chapa significa que o trabalho feito anteriormente foi bom e merece continuar”, disse.
Nova Gestão
A procuradora do Estado, Eugênia Freire, é a representante da advocacia pública na Chapa OAB Sempre Forte, porém a procuradora declarou: “Antes de tudo, sou advogada!”, contou enfaticamente. Para Eugênia, a chapa única representa a excelência da gestão atual e a aprovação dos advogados. “Há de se ressaltar que houve uma renovação. Embora, o grande líder continue sendo Carlos Augusto, como presidente. Houve na chapa uma grande mudança na diretoria e conselheiros, o que só vem a somar. Hoje é um dia especial para a advocacia sergipana”, definiu.
O vice-presidente da OAB/SE, Maurício Gentil, na nova chapa, passa a ser Conselheiro Federal. Segundo ele, as expectativas são boas. “O Conselho Federal é um espaço qualificado de discussão de temas nacionais, de repercussão tanto na advocacia e na justiça como um todo, como também de repercussão social”, ilustrou. Gentil explicou que o Conselho Federal reúne três conselheiros representado cada uma das Seccionais do país, o que dá pluralidade e diversidade. “Os temas e os problemas se repetem no país inteiro, o que nos permitirá trocar ideias, apresentar nossas visões. Será um intercâmbio muito positivo com reflexo nacional. A expectativa é grande e positiva, estamos imbuídos dos mais altos propósitos para bem contribuir à nossa classe”, elucidou.
Segundo Henri Clay Andrade, a advocacia sergipana sempre se destacou no conselho federal da OAB. “Nossa atuação no Conselho Federal continua honrando as tradições da bancada de Sergipe, com qualidade e sendo destacada, não só na atuação do conselho, mas em comissões e em órgãos do Conselho Federal”, afiançou.
Projetos
Para a gestão do triênio 2103-2015, o presidente Carlos Augusto contou que a meta é continuar avançando. Entre os projetos, o presidente citou: “a TV OAB, a virtualização dos projetos no âmbito interno da Ordem, a ampliação das salas da sede e intensificar cada vez mais a campanha em atendimento das nossas prerrogativas, valorização dos honorários advocatícios, de forma a intensificar todas as ações iniciadas durante os últimos três anos”, exemplificou.
Sobre o Tribunal de Ética (TED), Carlos Augusto asseverou que os avanços nesse setor serão intensificados, de forma a buscar o encurtamento da finalização dos processos, evitar todas as formas a configuração de eventuais prescrições. “Portanto, o TED terá um trabalho ainda mais dinâmico para dar celeridade aos processos e uma resposta cada vez mais rápida a quem nos procura”.
Carlos Augusto disse que um projeto para esse triênio é dar amplitude à parte administrativa da Ordem. “Iremos fazer uma ampliação da parte administrativa, do plenário, mesmo porque, também, aumentou o número de conselheiros. Iremos fazer um miniestacionamento, pois há dificuldade de vagas para aqueles que chegam à Ordem”.
Votação
3.377 advogados estavam aptos a votar nas Eleições 2012 da OAB/SE. A votação foi acompanhada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Kléber Andrade, que considerou o pleito totalmente regular.
Do total de advogados aptos a votar, 72% (2.436) compareceram a votação. O resultado foi assim distribuído:
A) 2060 votos (85%) para a Chapa OAB Sempre Forte;
B) 376 votos (15%) brancos e nulos;
Campanha da Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde
A Seccional apoia a Campanha da Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde. A mobilização defende o anteprojeto de Lei de Iniciativa Popular que busca alterar a Lei Complementar 141/12 – que regulamentou a Emenda Constitucional 29 (no que diz respeito ao subfinanciamento do SUS) – e tornar possível que 10% da receita bruta corrente da União passe a ser investido exclusivamente na saúde pública.
A Seccional Sergipe continuará coletando assinaturas de advogados e população até o final de dezembro. Lembrando que é necessário estar com o Título de Eleitor em mãos, pois, além do número do documento, Zona e Seção eleitorais são dados fundamentais para que a assinatura seja válida.
OAB/SE