O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou que a prefeitura realizará, nesta terça-feira (3), o pagamento integral do décimo terceiro salário dos servidores da administração direta e iniciará o pagamento do benefício para a administração indireta. Ele ainda informou que até o dia 10, aposentados e pensionistas também receberão o recurso. No próximo dia 20, o gestor municipal se reunirá com os sindicatos para tratar dos salários do mês de dezembro, deixados pela administração anterior.
“Não é uma atitude simples o que estamos fazendo já no segundo dia da nossa gestão. É uma demonstração de que a prioridade é os servidores”, afirmou ele, durante o anúncio que ocorreu na manhã desta terça em reunião com dez sindicatos das categorias da Saúde, da qual participaram também a vice-prefeita Eliane Aquino e os secretários Jefferson Passos (Fazenda), Carlos Cauê (Governo) e André Sotero (Saúde).
“Informamos ao conjunto dos sindicatos que hoje a noite estará depositado o décimo terceiro para a Saúde e todos os servidores da administração direta, além de iniciar o pagamento para os servidores da administração indireta. Até o dia 10, aposentados e pensionistas também receberão. Fizemos um grande esforço e sacrifício e tudo que era possível para pagar o décimo terceiro deixado pela gestão anterior. Ficou marcada uma nova reunião para o dia 20, quando apresentaremos o nosso plano de enfrentamento da questão salarial”, explicou o prefeito.
Edvaldo chama a atenção para o fato de que, além de arcar com o pagamento das folhas salariais referentes ao ano que se inicia, ele terá que regularizar os vencimentos de dezembro e o décimo terceiro. “O pagamento de dezembro e o pagamento do décimo terceiro, que deveriam ter sido feitos pelo ex-prefeito, não se concretizou. Somam-se a isso os débitos deixadas com fornecedores. Os dados nos revelam uma dívida de mais de R$ 500 milhões. Mas nós vamos fazer muitos cortes de gastos, para regularizar o pagamento dos salários no tempo mais rápido possível”, ressaltou.
O prefeito explicou ainda que a reunião com os sindicatos na manhã desta terça foi também a oportunidade de pedir um “voto de confiança”. “Vamos voltar a pagar dentro do mês, mas isto levará um tempo, pois a situação deixada pelo ex-prefeito é difícil. Mas nossa equipe está focada nisso. A reunião foi boa, o clima foi positivo. Pedi um voto de confiança dos servidores”, disse. “O que a gente espera dos servidores é compreensão do esforço que estamos fazendo, da boa vontade desta gestão. A despesa contratada pelo prefeito anterior é muito maior do que a receita”, complementou o secretário Jefferson Passos.
Sindicatos
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, Sheila Morales, afirmou que ficou satisfeita com o anúncio feito pelo prefeito. “A gente vê com bons olhos e satisfação esta acolhida do prefeito com os sindicatos. Era uma demanda que a gente tinha. Essa ausência de diálogo na figura da gestão anterior era difícil. O prefeito passado nunca se reuniu com os sindicatos. E hoje essa abertura de diálogo acalma os trabalhadores e abre um canal de negociação e diálogo saudável. No segundo dia em que ele colocou os pés na prefeitura e ainda está se apropriando da situação já abrir o diálogo de forma franca e dar a garantia do pagamento do décimo terceiro é motivo de imensa satisfação”, ressaltou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, considerou o anúncio como “positivo”. “A categoria buscava saber do décimo terceiro que prefeito anterior deixou. Edvaldo, já no segundo dia, nos convidou para conversar, algo que o anterior nunca fez”, reforçou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Prefeitura de Aracaju