Presente a terceira edição do programa “Agora Aracaju vai ficar limpa”, o prefeito Edvaldo Nogueira reafirmou, nesta quinta-feira (2), no bairro Coqueiral, que a limpeza pública é uma das prioridades da sua gestão. A prova disso, destacou ele, é que só nas duas primeiras etapas do projeto, comandado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foram recolhidas mais de 730 toneladas de lixo. Nos bairros Coqueiral e Porto Dantas e no residencial Santa Tereza, a previsão é que sejam coletadas 50 toneladas de lixo.
“Tenho apenas um mês à frente da prefeitura, mas já estou recuperando a qualidade de vida dos aracajuanos. O nosso compromisso é regularizar a limpeza da cidade, que no ano passado enfrentou greves e viu muito lixo se acumular nas ruas. Já demos passos importantes”, disse o prefeito. “Neste primeiro mês de gestão, fiz aquilo que me comprometi: arregacei as mangas, tenho trabalhado diuturnamente, buscando recursos, atuando com criatividade, contando com a cooperação dos secretários e buscando soluções para os problemas. Só tem 33 dias que sou prefeito, mas já estou fazendo as coisas e recuperando aquilo que ficou sem ser feito nos quatro anos passados”, disse.
Ele ressaltou que os mutirões realizados pelo programa criam as condições para que a cidade seja completamente limpa o mais rápido possível. “Como a cidade estava muito suja, somente a coleta domiciliar do lixo não daria conta de limpar todo o lixo acumulado ao longo da gestão anterior, sobretudo no último ano. Só na região do bairro Santa Maria, foram recolhidas 600 toneladas de lixo na primeira edição do programa. No Bugio, São Carlos e Jardim Centenário, foram mais 134 toneladas de resíduos. Isso revela a importância do programa”, destacou. “É um trabalho duro, mas a cidade já está mais limpa. Aracaju já sente que tem prefeito”, complementou.
O presidente da Emurb, Mendonça Prado, fez um apelo para que a população contribua neste processo de recuperação da limpeza da cidade. “Por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, iniciamos a retirada de todo o lixo acumulado onde havia maior concentração. Fizemos uma pesquisa e identificamos os bairros Santa Maria, Bugio, Coqueiral e Santos Dumont como as localidades onde havia maior volume de lixo. Por isso, o programa iniciou por estas áreas. Ao mesmo tempo, estamos regularizando a coleta do lixo domiciliar. Para tanto, esperamos contar com a cooperação da população para que não volte a depositar lixo nestes pontos de onde já fizemos a coleta. Com o auxílio de todos, Aracaju voltará a ser a capital da qualidade de vida”, disse.
O presidente da Câmara, vereador Josenito Vitale, elogiou o programa. “É uma atitude fabulosa este programa. Demonstra a preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira e a eficiência da gestão do presidente da Emsurb, Mendonça Prado. Os vereadores são parceiros da prefeitura neste projeto de recuperação da limpeza da nossa cidade”, afirmou. Além de Nitinho, os vereadores Antonio Bittencourt, Américo de Deus, Manoel Marcos, Soneca, Jason Neto e Zezinho do Bugio acompanharam o início das ações do programa no bairro Coqueiral.
Para efetivar as ações do “Agora Aracaju vai ficar limpa” nos bairros Coqueiral, Porto Dantas e residencial Santa Tereza foram mobilizadas quatro caçambas, uma pá carregadeira, uma equipe de coleta de entulhos e uma equipe de limpeza, responsável pela varrição e gadanhamento. Na próxima quinta-feira (9), o programa chegará ao bairro Santos Dumont.
Os secretários municipais Augusto Cesar Viana (Meio Ambiente), Luciano Correia (Comunicação) e Silvio Santos (Funcaju) também compareceram ao evento.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Edvaldo