Os professores da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro participaram nos últimos meses de outubro, novembro e dezembro de uma avaliação da gestão da educação pública em Sergipe. Através de um questionário, os docentes deram nota na política educacional aplicada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Educação.
De acordo com os professores, Nossa Senhora do Socorro recebeu nota 5,8, ficando entre as cinco cidades mais bem avaliadas em todo o Estado de Sergipe. Isso demonstra o compromisso e o respeito da atual gestão com a educação em Nossa Senhora do Socorro.
Segundo o secretário de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Carlos Cunha, o excelente desempenho é fruto do esforço compreendido em quatro pilares: o pagamento do piso aos professores, a infraestrutura das escolas, a atenção pedagógica e a disponibilidade de materiais escolares aos professores e alunos.
“O prefeito Fábio Henrique vem cumprindo à risca o pagamento do piso salarial dos professores. Além disso, 2013 foi um ano especial onde conseguimos reformar, ampliar e, em breve, iremos entregar novas escolas. É importante ressaltar ainda o cumprimento da atuação pedagógica e a disponibilidade de materiais”, ressaltou Carlos Cunha.
O gestor municipal afirma que essa é uma ação mais que merecida para os professores municipais. “É com muita felicidade que a prefeitura, mais uma vez, está cumprindo com a lei e pagando aos professores da forma correta. Este mês os professores da rede municipal de educação já irão receber o salário com o reajuste. Compromisso histórico na educação do nosso município”, declarou o governante de Socorro.
Em maio de 2013, o prefeito Fábio Henrique sancionou a lei que autorizou o pagamento do reajuste de 7,97% dos professores municipais cumprindo integralmente a Lei nº 11.738 que institui o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
“Foi com muita felicidade e respeito aos professores que a prefeitura, mais uma vez, cumpriu a lei e desde primeiro de maio efetuou o pagamento do piso aos professores. E no mês de dezembro, como ficou acordado, efetuamos o pagamento do retroativo dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. É um compromisso histórico na educação do nosso município, afirmou Fábio Henrique.
O secretário de Educação destaca ainda a boa relação que existe entre a atual gestão da Prefeitura de Socorro e os professores da rede municipal. Segundo Carlos Cunha, o respeito mútuo entre todos que fazem a Educação de Socorro é fundamental para que se chegue a bons resultados.
“Sempre buscamos estreitar essa relação. Tanto os integrantes da Secretaria de Educação, quanto equipe diretiva das escolas e professores, mantém um relacionamento de igualdade. Sentamos para discutir projetos e o melhor para a Educação, sem vaidades, não podemos prejudicar essa relação”, afirmou Carlos Cunha.
Crescimento
Dos 74 municípios sergipanos (exceto Aracaju) que participaram da avaliação da gestão da educação nas redes municipais, apenas 21 tiveram nota acima de 5,0 – entre eles, Nossa Senhora do Socorro. Ao todo 8.449 professores das redes municipais deram suas notas.
Vale lembrar que em 2012, de acordo com a avaliação dos professores, o Município de Nossa Senhora Socorro conquistou a nota 5,6, já ficando bem colocada entre as demais cidades do Estado. Isso mostra que a relação entre a Prefeitura de Socorro e os professores da rede municipal vem melhorando cada vez mais ao longo dos anos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL