Depois de movimentar o mundo político com a conquista do apoio da ecologista Marina Silva (PSB) rumo à disputa eleitoral de 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), estará em Sergipe nesta sexta-feira, 22, para se tornar “Cidadão Sergipano”, dada a iniciativa do deputado Venâncio Fonseca (PP), que também preside a UNALE (União Nacional do Legislativo e Legisladores Estaduais).
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
O ato ocorrerá no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, às 16h, quando os deputados, lideranças, convidados e integrantes das mais diversas correntes políticas deverão comparecer à sessão especialmente convocada.
Antes da concessão do título de cidadania, Campos, que pode disputar a sucessão presidencial no próximo ano ao lado de Marina, vai receber a imprensa, às 15h, para uma entrevista coletiva na sede do PSB, em Aracaju, na avenida Pedro Paes de Azevedo, 166, bairro Salgado Filho.
Autor do projeto que concede a honraria ao pernambucano, Venâncio destaca que “Eduardo está acima das instancias partidárias e, como governador, se revelou um grande gestor com ações promissoras ao desenvolvimento do seu Estado e do país”.
“Vejo em Eduardo um politico da nova geração, um exímio gestor público, um homem que prega o pacto federativo para ajudar aos estados e municípios brasileiros, fato que já faz em Pernambuco. Um merecedor do título de cidadão sergipano ou de qualquer Estado”, reforça o deputado proponente.
Partidários de Eduardo, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) e o deputado Valadares Filho (PSB) também estão mobilizando o partido para receber o líder pernambucano, que trará também ao estado um ilustre sergipano, o ex-deputado Pedrinho Valadares (PV), hoje assessor diretor do governador nordestino. Em Sergipe, quem também deve prestigiar o ato é o governador Jackson Barreto (PMDB) segundo informa sua assessoria.
Quem é Eduardo Campos – Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu no Recife, em 10 de agosto de 1965. Aos 20 anos formou-se em Economia na Universidade Federal de Pernambuco onde começou a militância política como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia.
Em 1986, participou ativamente da campanha eleitoral que levou o seu avô, Miguel Arraes, de volta ao Palácio das Princesas. Foi Chefe de Gabinete e principal auxiliar do avô. Em 1990, ingressou no Partido Socialista Brasileiro e foi eleito deputado estadual.
Chegou ao Congresso Nacional em 1994. Um ano depois voltou ao Governo do Estado para exercer os cargos de Secretário do Governo e da Fazenda. Em 1998, foi reeleito como o deputado federal mais votado de Pernambuco. Exercendo o terceiro mandato, conquistado em 2002, Eduardo destacou-se como defensor do Governo Lula e foi apontado como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso.
Em 2004, tornou-se ministro de Ciência e Tecnologia, sendo o mais jovem ministro do Governo Lula. Em sua gestão, o MCT aprovou a política industrial e de inovação e da lei que autoriza pesquisa com células-tronco. Igualmente, a utilização dos modernos mecanismos de gestão por resultados e a articulação com a sociedade foram outras marcas da passagem de Campos pelo MCT.
Em 2005, Eduardo assumiu a presidência nacional do PSB. Em 2006, lançou-se candidato ao Governo de Pernambuco e conquistou mais de 1 milhão e 200 mil votos de vantagem em relação ao segundo colocado. Em 2010, foi reeleito governador com a maior votação proporcional do País: 82,84% dos votos.
Hoje comanda o estado priorizando a transparência e atenção aos compromissos assumidos com a população. Introduziu um sistema de gestão por metas e fez de Pernambuco o estado que mais cresce na região e um dos mais prósperos do Brasil.
A Educação tem merecido atenção especial do governador. Pela primeira vez, os alunos da rede pública receberam todo o fardamento e o material escolar completo. Corrigindo uma injustiça histórica, o Estado passou a oferecer merenda também para os mais de 400 mil alunos do ensino médio. Mais de 650 escolas, das 1.105 existentes em Pernambuco, foram reformadas em três anos. Todos os 26 mil professores do estado receberam laptops grátis através do programa Professor Conectado e foram os primeiros do país a receber o piso salarial da categoria.
Em cinco anos de mandato, ele colocou as contas do Estado na internet; diminuiu os índices de violência com o programa Pacto Pela Vida; reduziu a conta de luz e consolidou a vinda de grandes investimentos como a Refinaria Abreu e Lima, a fábrica de vacinas da Novartis, o Estaleiro Atlântico Sul, o Polo Petroquímico e a FIAT. Também devem ser enaltecidas ações como a construção de três novos hospitais, de 14 UPAs e a transformação de Pernambuco em uma das sedes da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.
Da Assessoria de Imprensa