Com o propósito de implantar e melhorar o Sistema Público de Manejo de Resíduos Sólidos para municípios com população abaixo de 50.000 habitantes o gabinete do senador Eduardo Amorim (PSC–SE) e o Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste Central informam a abertura do programa pela Fundação Nacional da Saúde (FUNASA). Os gestores devem cadastrar suas propostas com o intuito de adquirir apoio, técnico e financeiro, para qualificar os sistemas de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos, como por exemplo, a aquisição de caminhão compactador de lixo.
Segundo o senador, a qualificação da separação do lixo e o seu recolhimento pelos caminhões compactadores, também, é uma forma de prevenção e controle de agravos nas áreas mais carentes das cidades. “O Consórcio tem um trabalho ambiental importante em Sergipe, são iniciativas produtivas como essas que recebem nosso apoio. Esperamos que os municípios recepcionem bem o Programa e realizem o cadastramento”, informou Amorim.
Para o superintendente do Consórcio, Caio Marcelo Valença, a entidade cadastrará as propostas junto ao Sistema de Convênios (Siconv), onde os municípios serão contemplados. “Tivemos o apoio do senador Eduardo Amorim que intercedeu junto a FUNASA para a inclusão dos Consórcios. Os municípios deverão entrar em contato conosco para o envio da documentação necessária”, explicou ao informar, ainda, que até 2014 todos os lixões deverão ser extintos de acordo com a Lei 12.305/10.
Para o presidente, João Francisco da Cunha, o Consórcio começa a estruturar o seus trabalhos para melhorar a coleta do lixo nos municípios. “Divulgamos o programa de Resíduos Sólidos da FUNASA e já entramos em contato com as prefeituras, muitas delas não tem o coletor adequado. A aquisição do caminhão coletor já é uma melhoria estrutural”, comunicou o prefeito.
Formado em março de 2011, e sendo o primeiro criado em Sergipe, o Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste Central é composto por 20 prefeituras sendo presidido pelo prefeito de Ribeirópolis, João Francisco da Cunha, o vice-presidente, prefeito de Macambira, Ricardo Souza, o diretor-financeiro, prefeito de Nossa Senhora das Dores, Fernando Lima, a diretoria executiva, o prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa e a superintendência e de responsabilidade do advogado, Caio Marcelo.
Da Assessoria de Comunicação