Gualberto rechaça críticas sobre saúde e dá recado a Samuel. “É dissimulação não declarar que é oposição”
Ao destacar a importância da visita feita pela presidenta da República, Dilma Rousseff, principalmente em relação às ações de combate à seca e à miséria na região, o deputado Francisco Gualberto (PT), disse que a oposição em Sergipe age de forma desconectada com a realidade. “Pelo o que vimos, o discurso da oposição é uma salada de abobrinha com incoerência”, definiu o líder do governo na Assembleia Legislativa.
Segundo Gualberto, ao criticar o atual governo, a oposição aposta que quem não conhece a história pensa que Sergipe foi descoberto em 31 de dezembro de 2006, justamente no final da gestão de João Alves à frente do Estado. “Eles (oposição) governaram durante 40 anos e consolidaram muitos dos problemas que estão aí até hoje. Agora querem que o nosso governo resolva em cinco anos tudo o que não conseguiram fazer em 40”.
Em seu pronunciamento, Gualberto disse que tanto o governo estadual quanto o federal vêm trabalhando muito para amenizar os efeitos da seca nas regiões atingidas pelo problema climático. “Todo mundo sabe que a seca é inevitável. O que os governantes podem fazer é tomar providencias para amenizar o sofrimento do povo”, afirmou, lembrando que para este ano existe uma previsão de estiagem prolongada em Sergipe.
O deputado lembrou ainda que entre as ações anunciadas por Dilma Rousseff durante reunião com governadores do nordeste em Aracaju estão o reforço na Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, antecipação dos recursos do programa ‘Água para Todos’, programa que faz parte do ‘Brasil Sem Miséria’, construção de cisternas; sistemas de abastecimento de água simplificados para atender comunidades de 50 a 100 unidades residenciais; implantação e construção de pequenas barreiras; perfuração de poços artesianos e irrigação do tipo ‘comunitária’, através dos kits de irrigação para o atendimento ao pequeno agricultor familiar, ampliação do programa Garantia Safra e implantação do programa Bolsa Estiagem.
Quanto às ações do governo de Sergipe nos últimos anos, Francisco Gualberto ressaltou que foi concluído o Sistema Integrado das Adutoras do Alto Sertão, Sertaneja e Semi-árido, nas regiões de Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha. “Isso resolveu o problema da água para beber em vários municípios”, disse.
O referido complexo de adutoras beneficia diretamente 188 mil habitantes, promovendo a regularização no abastecimento de água para os municípios dos territórios do Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste Central e Baixo São Francisco, além de dezenas de povoados, num total de 25 municípios.
Gilson Sousa, da assessoria parlamentar