Marcos Santana palestrou na última quarta-feira (9), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para mais de 100 alunos da instituição e na ocasião explicou como vem acontecendo a parceira do município com diversos setores da universidade. Neste tocante, o gestor falou da construção do Plano Plurianual (PPA – 2018- 2021), que reuniu a população nas discussões sobre o futuro do município, e de como a UFS está integrada neste processo.
Atendendo ao convite do coordenador do curso de administração da UFS, o professor Jairo de Jesus, o prefeito iniciou sua conversa explicando a importância da população estar construindo os próximos passos da gestão municipal e enalteceu a integração da UFS em todo este processo, através da do Núcleo de Empreendedorismo da UFS, envolvendo as empresas juniores de: Engenharia Ambiental, Economia, Engenharia Civil, Administração, Arquitetura, Secretariado Executivo e Publicidade.
“Em meu programa de governo está claro que a população precisa participar das decisões municipais. Por motivos bem simples: primeiro porque é a garantia da cidadania, segundo porque, como gestor, eu reduzo a possibilidade de erro, pois construo uma ponte entre todos nós moradores, que somos responsáveis por São Cristóvão. Esta sempre foi uma preocupação minha enquanto gestor. A participação da Universidade Federal de Sergipe em todo esse caminhar oferece ainda mais credibilidade à construção do nosso PPA. É preciso ressaltar que São Cristóvão é a segunda cidade do país a realizar uma experiência de parceria, em diversas áreas, com uma universidade pública, apenas o Rio de Janeiro vem fazendo algo semelhante. No PPA, por exemplo, a UFS contribuiu na formatação da metodologia empregada durante audiências públicas e na sistematização das demandas apresentadas, e neste processo realizou uma pesquisa de validação do PPA junto aos moradores”, informou o prefeito, pontuando ainda que nos últimos dias reuniu investidores nacionais e estrangeiros para mostrar as potencialidades do município. “Neste momento estamos focados também em mostrar as potencialidades de nossa cidade para o olhar do empresariado local, nacional e de fora do Brasil”.
De acordo com o coordenador, Jairo de Jesus, a parceria UFS/Prefeitura de São Cristóvão só tem a contribuir no processo de formação acadêmica dos alunos. “A ementa do curso ensina sobre o Plano Plurianual, mas essa parceria com o município permite uma espécie de laboratório. Assim, os alunos puderam exercitar e colaborar com a gestão de São Cristóvão”, disse.
Festival de Artes
O prefeito também contou como será a parceria com a UFS na elaboração do 34° Festival de Artes do município, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. “A prefeitura quer as instituições parceiras participando na construção deste novo momento de São Cristóvão e a UFS faz parte deste núcleo, inclusive porque o próprio Festival de Artes, em suas raízes, foi concebido pela própria UFS, com seus alunos e professores envolvidos em todo o processo de execução da festa. Reativamos este importante laço e estamos juntos traçando todo o evento, que este ano vem com a finalidade de reviver toda aquela áurea que envolvia o Festival de Arte realizado no passado, com sua significativa importância para a cultura de nosso estado”, esclareceu Marcos Santana.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/São Cristóvão