A sergipana Duda Lisboa e a capixaba Elize Maia estrearam com duas vitórias na terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2015. Em torneio que começou nesta quinta-feira, 21, em Praga, na República Tcheca, as atletas contribuíram para as cinco vitórias brasileiras do dia.
Duda e Elize Maia vieram do torneio de qualificação, mas conseguiram impor o ritmo sobre as adversárias também na chave principal e venceram as polonesas Kolosinka e Brzostek por 2 sets a 1 (21/17, 18/21 e 15/10). Na sequência, novo triunfo, desta vez por 2 sets a 0 sobre as canadenses Valjas/Broder (21/17 e 21/15). Com o resultado, as brasileiras terminaram o dia em primeiro no grupo H.
As duplas brasileiras Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Maria Clara/Carolina (RJ) também levaram a melhor em todas as partidas que disputaram, enquanto Lili/Carolina Horta (ES/CE) não conseguiram resultados positivos ainda.
Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.
Natural de São Cristóvão
Duda é filha da ex-jogadora Cida Santos, que mantém um centro de desenvolvimento do esporte em sua cidade natal, São Cristóvão (SE), Duda começou a treinar por incentivo da mãe, que logo percebeu a vocação da menina para o vôlei de praia. Aos oito anos de idade, ela já dominava os principais fundamentos da modalidade, e despontou entre os mais de 50 jovens atletas atendidos pelo projeto comandado por Cida.
Com informações da Confederação Brasileira de Vôlei