A Unidade Móvel Fique Sabendo, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou Testes Rápidos para HIV e Sífilis na Feira de Sergipe, realizada na Orla da Atalaia. A unidade ficou posicionada na avenida Santos Dumont, próximo à entrada da Feira. O trabalho contou com a atuação de técnicos da SES e de voluntários que colaboraram na mobilização das pessoas para a realização dos exames.
No primeiro dia, foram realizados 88 exames, sendo 44 para HIV e 44 para Sífilis. Nenhum resultado foi positivo para HIV, porém, foram detectados três resultados positivos para a Sífilis, cujos pacientes foram encaminhados para confirmação em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Teste Rápido para Sífilis é de triagem e o do HIV é de diagnóstico e continuarão sendo realizados nesta sexta-feira, 16, a partir das 19 horas.
Marília Gabriela Santos de Carvalho trabalha na Feira de Sergipe. Logo que soube da realização dos Testes Rápidos não perdeu tempo e foi até à Unidade Móvel Fique Sabendo. “Nunca tinha feito este tipo de exame. Soube da presença dessa Unidade através de uma amiga que viu a divulgação. As pessoas têm que ter a consciência de fazer os exames, deixando de lado certos preconceitos e receios”, afirmou.
A cantora Leni Hall tem 48 anos e também nunca tinha realizado o Teste Rápido. “Esse Teste Rápido é maravilhoso e prático. Para mim foi um momento curioso, pois nunca tinha feito este tipo de exame. Recomendo que todas as pessoas façam”, disse a cantora.
A estudante Keyse Meirelles, 18 anos, foi voluntária na ação da SES para mobilizar a população. “Estamos convidando as pessoas que vieram até a Feira de Sergipe para realizar os exames. Gosto e me sinto bem fazendo um trabalho como esse. Sei que estou fazendo uma boa ação incentivando as pessoas a fazerem os Testes”, disse a estudante, que também fez os exames.
“Nesse evento, fazemos um trabalho de prevenção focado na Sífilis e com abordagem especial às gestantes. Distribuímos materiais informativos e preservativos, além de questionar as mulheres grávidas sobre a realização do pré-natal por ela e pelo parceiro. Trouxemos o Teste Rápido para a Feira com o intuito de complementar esse trabalho de prevenção, pois quanto mais cedo descobertas as doenças, melhores resultados terão os tratamentos”, disse Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/AIDS.
“No caso das gestantes, o diagnóstico precoce da Sífilis evita que o bebê adquira a Sífilis Congênita e que tenha uma série de complicações, a exemplo de problemas ósseos, cegueira, pneumonia, deficiência mental, podendo levá-lo à morte, quando não causa o aborto”, explicou o gerente do programa Estadual DST/AIDS.
Vigilância Sanitária
A SES também participa da Feira de Sergipe, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dando orientações aos Microempreendedores Individuais (MEI), aos pequenos empresários que desejam se tornar MEI e aos agricultores familiares sobre o Projeto de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O projeto, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, tem o objetivo de orientar os empresários, com produtos regulados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que desejam se formalizar quanto às normas sanitárias vigentes.
A Vigilância Sanitária Estadual visa a parceria com os pequenos empresários e agricultores familiares desenvolvendo ações educacionais para que os produtos sejam consumidos com segurança e não prejudiquem a saúde da população.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Agência Sergipe de Notícias