Na tarde dessa segunda-feira, 23, o Comitê Estadual de Desarmamento (Desarme-se) realizou uma palestra para cerca de 150 estudantes do ensino médio, do Colégio Glorita Portugal, no conjunto Eduardo Gomes, município de São Cristóvão.
Com a proposta de difundir a cultura de paz entre os jovens, o Desarme-se iniciou um novo ciclo de palestras com temas relacionados às drogas e à criminalidade e sua relação com os crimes de homicídios, principalmente com arma de fogo. “Buscamos sempre uma forma de colaborar com a difusão da paz, e no caso das escolas, nossa melhor forma seria por meio de palestras. Mostramos a partir de dados estatísticos que arma não é a solução e sim o vetor da violência”, esclarece o 1º secretário do Desarme-se, Nailson Correia.
Ainda segundo o secretário, o Comitê difunde também a importância da ação de recolhimento e da entrega voluntária das armas. “Mostramos que não tem risco da pessoa ser detida ao entregar voluntariamente as armas e que ela ainda recebe um valor por essa ação. Além de tudo isso, ela evita qualquer acidente dentro de casa”, explica.
Uma das estratégias do Desarme-se é estabelecer um vínculo com os alunos para garantir um retorno positivo. “É sempre bom criar uma ligação de confiança com os jovens e isso vem sendo muito proveitoso. Já recebemos denúncias de pessoas que vão à escola com arma de fogo ou com drogas e então passamos para as autoridades para que haja o devido acompanhamento legal”, finaliza.
O Desarme-se difunde em suas palestras alguns meios para a população denunciar. Um deles é por meio do número 181, onde o anonimato é garantido.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Informações da SSP/SE