No próximo domingo, 18 de novembro, será celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito. Esta data tem como objetivo a reflexão dos cidadãos em relação aos acidentes, problema frequente em diversos países.
A iniciativa é de uma organização britânica, a RoadPeace, criada em 1993. Mas, só em 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou a resolução 60/2005 e convidou os Estados-Membros e a comunidade internacional para designar o terceiro domingo de novembro como reconhecimento às vítimas.
A RoadPeace, a Federação Europeia e as organizações parceiras promovem uma paralização em todo o mundo. Neste dia, os governos mostram aos familiares que a perda é de todos e que o sofrimento é compartilhado.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM) trata-se de uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação ao custo dos acidentes rodoviários para as comunidades. Além de enfatizar a necessidade de promover esforços no controle deste problema de saúde e desenvolvimento de apoio às vítimas.
Denatran
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai divulgar amplamente as ações realizadas neste dia, para a maior promoção da data. O gestor municipal interessado na divulgação do evento local pode seguir os seguintes passos:
1) Faça o download do formulário, no site do Denatran;
2) Preencha todo o formulário com os dados corretos e completos;
3) Salve o arquivo com as alterações feitas;
4) Envie o formulário como anexo para o email educacao.denatran@cidades.gov.br;
É importante considerar que o email deve ser enviado com o assunto “DIA MUNDIAL EM MEMORIA AS VITIMAS DE TRANSITO” (em caixa alta). O formulário deverá ser enviado apenas para o email indicado, para outros endereços serão desconsiderados; todos os campos do formulário devem ser preenchidos, caso a informação não exista, preencher com “Não se aplica” e ainda podem ser enviados em anexo cronogramas de ações, planilhas, imagens e outros arquivos que possam contribuir para a descrição do evento.
Agência CNM