O Vaticano anunciou na última quarta-feira (18) a nomeação de Dom João José da Costa, como novo arcebispo de Aracaju, em Sergipe. Ele sucede Dom José Palmeira Lessa, por limite de idade.
O processo tramitava desde 2012, antes de Dom Lessa completar 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico. Atualmente, Dom João, sergipano de Lagarto, atuava como bispo coadjutor da Arquidiocese de Aracaju.
Sem supresas
Dom João era apontado como um dos favoritos a suceder Dom Lessa na Arquidiocese de Aracaju (SE). Ele é natural de Lagarto (SE), nasceu em 24 de junho de 1958. Membro da Ordem do Carmo, fez sua profissão religiosa em 2 de janeiro de 1986. Foi nomeado bispo da diocese de Iguatu (CE) em 07 de janeiro de 2009. Escolheu o lema “Servo por amor”. Em sua trajetória, dom João José já atuou como conselheiro da Província Carmelita, foi formador nas etapas de Postulantado e Filosofia na Província, trabalhou na Pastoral Carcerária, prestou assistência espiritual na Fazenda Esperança, em Lagarto (SE). Ao ser nomeado bispo, era prior do Convento do Carmo de São Cristóvão (SE). Dom João é o atual presidente da Cáritas Brasileira no período de 2016 a 2019.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
*Por Lohan Muller