Na próxima na terça-feira 14 de maio, às 19h, o documentário “Inclusive” que promove uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência e autismo na Universidade Federal de Sergipe (UFS) será exibido na Biblioteca Municipal prof. Luiz Alberto, no bairro Rosa Elze.
A proposta do filme é abordar as iniciativas da UFS para tornar o campus um local mais acessível apresentando a história de três estudantes que narram suas trajetórias de vida e a experiência de serem pessoas com deficiência na sociedade, bem como os obstáculos enfrentados dentro da universidade.
A exibição do filme contará com uma roda de conversa com a presença do diretor André Louis, formado em Cinema e Audiovisual na UFS e da professora Erna Barros, do Departamento de Comunicação Social da UFS (DCOS).
“A importância de abordar a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades é essencial para assegurar que todos tenham acesso igualitário à educação e às oportunidades que ela proporciona. Isso não apenas reforça o compromisso com a igualdade e a diversidade, mas também prepara uma sociedade mais inclusiva e apta a valorizar as contribuições de todos os seus membros.”, afirma André Louis, diretor do documentário.
Para Erna Barros, professora do DCOS/UFS, o filme possui uma discussão necessária que precisa ser ampliada. “É sempre importante promover reflexões que transponham os muros da Universidade, ouvindo a comunidade, principalmente aquela residente no entorno do campus, para que temas como esse possam ter a contribuição de diferentes vozes da sociedade”, afirma ela.
O filme foi finalizado com apoio da Prefeitura de São Cristóvão através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FUMCTUR) e da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura.
Para assistir à exibição, que contará com distribuição de pipoca e refrigerante, os interessados poderão confirmar presença através do link: https://forms.gle/fPc9c2NQgqU3fdzo9
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Da Assessoria de Imprensa