Blog do jornalista Cláudio Nunes, de hoje, sexta, dia 24
Nos últimos dias o blog teve a certeza que a disputa existente entre as policias civil e militar em Sergipe, que está sendo aflorada neste momento, não é apenas por conta do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO.
Parte da policia militar não aceita o salário diferenciado, mesmo sabendo que a função é diferente e o número de policiais civis é bem menor do que o da PM. Aliás, se o salário da PM fosse igualado ao da PC, com certeza, o governo estadual estaria descumprindo a LRF há muito tempo.
Porém, o problema não é só salarial. Ontem, 20, o blog recebeu uma relação de um membro da SSP – que não é policial civil, nem militar – mostrando um dos grandes gargalhos em Sergipe: o número excessivo de oficiais da PM e de delegados que não estão nas atividades fim. Estão em áreas administrativas ou à disposição de órgãos. E o pior a grande maioria com cursos e com alta qualificação que poderia ajudar em muito no combate a criminalidade em Sergipe. Alguns têm padrinhos políticos e autoridades de sobrenomes sonoros.
Portanto, o blog não torce contra o secretário Mendonça Prado. Aliás, como disse ontem, Gilmar Carvalho, mudar o secretário não é a solução.
Mendonça Prado precisa de mais eficiência. Coragem ele tem e já demonstrou na vida pública. É preciso colocar nas ruas e na atividade fim vários oficiais e delegados que estão em outras atividades.
Mostre para sociedade que está determinado. É o momento de todos que fazem a segurança pública suarem a camisa. Não de disputa, de divisão ou de subtração. Ou nada mudará!
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Artigo postado originalmente no Blog do jornalista Cláudio Nunes/Portal Infonet, desta quarta-feira(21).