Uma das principais metas da administração “Faz Mais por Você”, é solucionar o problema no abastecimento e na qualidade da água em Itaporanga D’Ajuda. E para encontrar uma solução para este problema, a prefeita Maria das Graças (Gracinha) se reuniu na manhã desta sexta-feira (05) com diretores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Acompanhada do deputado federal Rogério Carvalho, a prefeita foi recebida pelo diretor técnico, Carlos Melo, e pelo diretor-presidente, Sérgio Ferrari. Na reunião, a prefeita apresentou o dilema em que vive hoje a população de Itaporanga com a constante falta d’água e com a qualidade do líquido precioso.
O diretor técnico destacou as medidas que serão adotadas para melhorar a qualidade e o abastecimento de água no município. Medidas emergenciais serão tomadas pela Companhia.
“Atendendo um anseio da prefeita toda equipe que coordena o trabalho de produção, tratamento e distribuição da regional de Itaporanga está sendo acionada para encontrar uma solução para essa demanda. Foi detectado que a Deso está com problemas de deficiências na capacidade dos filtros, ou seja, os filtros são muito antigos. Além de que a água do rio Fundo está muito suja e não está com a capacidade para tratar plenamente esses filtros. Nós estamos tomando algumas medidas emergenciais. Vamos colocar em prática na próxima semana a recuperação do reservatório. E vamos trazer um novo filtro da cidade de Itabaianinha para ampliar a capacidade de tratamento na cidade de Itaporanga”, garantiu Carlos Melo, acrescentando que a partir da próxima semana a população já perceberá uma melhora significativa na qualidade da água.
“O registro de tratamento do rio Fundo, onde foi implantado um sistema onde vai reter grande parte da sujeira, vai ter um reflexo imediato na qualidade da água. A implantação do novo filtro levará cerca de 50 a 60 dias para resolver o problema em definitivo”, conclui.
Satisfeita com a receptividade e, principalmente, com as medidas emergenciais que serão adotadas pela Deso, a prefeita Gracinha disse acreditar que no prazo estabelecido pela Diretoria o problema no abastecimento seja realmente solucionado.
“Água nas torneiras e com qualidade é uma das prioridades da nossa gestão. Tanto é que hoje viemos pessoalmente conversar com os diretores da empresa para juntos encontrarmos uma solução para este problema. Nossa população não pode continuar sofrendo com a falta d’água. Agradeço a atenção dos diretores e do amigo deputado Rogério Carvalho, que se encarregou de marcar esta reunião. Esperamos uma solução para esse problema, caso contrário, voltaremos aqui quantas vezes forem necessárias. Meu povo é que não pode sofrer”, defendeu a prefeita.
Antes da reunião, o diretor técnico da Deso esteve nesta quinta-feira (04) em Itaporanga para analisar a estação de abastecimento do rio Fundo e da Chindubinha.
A visita do diretor-técnico da Deso à Itaporanga se deu após a prefeita Gracinha ter solicitado a intervenção do governador em exercício, Jackson Barreto, e do deputado federal Rogério Carvalho. No contato da prefeita com o governador e o deputado, ela havia solicitado urgência na solução do abastecimento de água no município.
T.Dantas Comunicação