Por GLOBOESPORTE.COM
Alicante, Espanha
O Atlético de Madrid cumpriu o seu papel, neste sábado, ao vencer o Elche por 2 a 0, fora de casa, pelo Campeonato Espanhol. A vitória deixou os colchoneros na mesma posição: segundo lugar. No entanto, com a mesma pontuação do líder Barcelona, que visita o Athletic Bilbao no domingo.
O brasileiro Diego Costa mostrou mais uma vez por que conquistou a torcida e se tornou uma das peças fundamentais da equipe: marcou o segundo gol e agora soma 15 em 15 rodadas. O artilheiro é o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, com 17. Koke abriu o marcador.
Na próxima rodada, o Atlético enfrenta o Valencia, no Vicente Calderón. A partida está marcada para 15 de dezembro, um domingo. O Elche, por sua vez, permanece no meio da tabela, em 11º lugar, com 17 pontos, e visita o Levante, que possui a mesma pontuação, no dia 13.
KOKE E DIEGO COSTA DEFINEM
A partida começou truncada, e o clima foi marcado por muitas faltas das duas equipes. No primeiro tempo, poucas chances claras de gol. O Atlético de Madrid fazia marcação cerrada, o que gerou cartões amarelos para Tiago, Filipe Luís e David Villa. Sem ficar na retranca, os colchoneros buscavam as bolas infiltradas para Diego Costa, principalmente com Arda Turan e Koke.
No segundo tempo, o Elche chegou a assustar, com um chute de efeito de Carles Gil, bem defendido por Courtois. O primeiro gol do Atlético foi num lance polêmico: Raúl Garcia chutou cruzado, da direita, e Manu Herrera espalmou para o chão. Diego Costa e Botía se embolaram, e a bola sobrou para Koke, que completou. Os anfitriões pediram falta do brasileiro sobre o zagueiro, mas o árbitro já havia validado o placar.
Aos 29, os colchoneros selaram a vitória. Adrián, que entrou no lugar de David Villa, deu lindo passe por cobertura para Diego Costa, que ia passando pela direita. O brasileiro deixou a bola quicar e chutou de perna direita, sem chances para o arqueiro. Na comemoração, pediu silêncio para a torcida anfitriã.