O Dia do Ciclista é comemorado nesta quinta-feira, dia 19 de agosto. Trata-se de uma homenagem aos apaixonados por bikes de todo Brasil. Nesta reportagem selecionamos dicas para você criar o hábito de andar de bicicleta hoje mesmo. São 5 razões para se tornar um ciclista iniciante e melhorar a qualidade de vida.
Transformar a dor em uma ação positiva, ainda que em meio a processos muito difíceis, foi a experiência vivida pelo economista Persio Davison, de 73 anos. Da trágica morte de seu filho, Pedro Davison, atropelado por um motorista alcoolizado na chamada faixa presidencial do Eixão Sul, em Brasília, ele viu surgir, em todo o país, um movimento de conscientização e de mudanças de atitudes que, desde então, ajudam a melhorar as estatísticas de ciclistas mortos no trânsito.
1 – Mexa-se. A primeira razão é a atividade física. Nosso corpo precisa se mexer. Nossa máquina precisa, periodicamente, estar em movimento. Sem atividade física, nos tornamos sedentários e complicamos a nossa saúde.
2 – Divirta-se. Andar de bike é se exercitar com diversão. Você vai curtindo o caminho. Vai encontrando novas trilhas, novas paisagens. E pratica a atividade física sem perceber que está “ralando”. Andar de bicicleta é sentir o vento na cara. É pura curtição.
3 – Relacione-se. Quem anda de bicicleta, entra para o mundo dos ciclistas apaixonados. Aí vale criar grupos no WhatsApp com a turma que pedala. Vale se relacionar com novos amigos para compartilhar experiências. E vale relaxar a mente com um assunto tão saudável. Em tempos de pandemia, é importante tomar todos os cuidados necessários. Isolamento social, álcool gel, máscara e todos os cuidados.
4 – Desafie-se. A quarta razão está no desafio. Andar de bicicleta é sinônimo de aventura. E como novo ciclista, vale a pena se desafiar. Se hoje você pedalou 5 quilômetros em determinado percurso, amanhã você pode tentar 7 quilômetros em percurso um pouco maior. É importante testarmos os nossos limites.
5 – Transforme-se. Dizem que o mosquitinho do Ciclista nos pica. E quando isso acontece, jamais abandonamos as nossas bikes. É como se essa picada transformasse a nossa imaginação sobre as bicicletas. É paixão na certa. E você acaba de criar um novo hábito saudável para o seu dia a dia.
“O Dia Nacional do Ciclista, para nós, é o dia da morte de nosso filho. Por outro lado, é, para a sociedade, um dia de conscientização e de busca por novos caminhos para a mobilidade. Um dia para lembrar que todos temos de ser protetores de todos, e que a realidade só será menos trágica se nos respeitarmos. Um dia para lembrar que temos o mesmo direito de respeito pela escolha sobre como queremos nos locomover”, disse Persio à Agência Brasil.
Foi no dia 19 de agosto de 2006 que, após participar de um churrasco em comemoração ao aniversário da filha Lulu, de 8 anos, que Pedro, aos 25 anos e com um curso de biologia recém-concluído, optou por fazer algo que estava muito acostumado: “dar um pedal”.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias, com informações da Agência Brasil